Português Língua Estrangeira A1

Código

06000709

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar os sons da Língua Portuguesa.
2. Reconhecer as diferentes formas de tratamento.
3. Conhecer o léxico de uso corrente relacionado com os contextos em que o aluno se insere.
4. Dominar estruturas gramaticais próprias de uma comunicação básica.
5. Adquirir vocabulário adequado a situações de comunicação básica.

Programa

1. Áreas temáticas.
1.1. Identificação e caraterização pessoal.
1.2. Formas de tratamento: diferenças entre o tratamento formal e informal.
1.3. A família e os laços parentais.
1.4. Habitação: a casa e as suas divisões.
1.5. Compras e tempos livres.
1.6. Localização de pessoas e objetos.
1.7. Saúde e cuidados pessoais.
1.8. Serviços de utilidade pública.
2. Conteúdos gramaticais.
2.1. A ortografia do Português: os grafemas e os fonemas.
2.2. Determinantes e pronomes.
2.3. Os nomes: flexão em género e em número.
2.4. Os adjetivos: flexão em género, número e grau.
2.5. Os verbos regulares e irregulares: o modo indicativo: presente, pretérito imperfeito e pretérito perfeito (simples); o modo imperativo.
2.6. Expressão do futuro próximo: ir + infinitivo.
2.7. Estruturas verbais complexas: estar a + infinitivo; costumar + infinitivo, ter que / de + infinitivo; dever + infinitivo.
2.8. Advérbios de lugar, tempo e modo.

Métodos de Ensino

O curso tem um total de 60 horas de contato, teórico-práticas (TP). Em conformidade com o tipo de aulas, os conteúdos serão apresentados através da resolução de situações linguísticas que permitam o treino de estruturas, quer na oralidade, quer na escrita, enunciadas nos conteúdos programáticos. Privilegiar-se-á a interação entre docente / alunos e dos alunos entre si.

Bibliografia

Abrantes, Ana Margarida (2019). Ora viva! Lisboa: Lidel.
Coelho, Luísa et alii (2014). Manual de pronúncia e prosódia. Lisboa: Lidel.
Coimbra, Isabel e Coimbra, Olga Mata (2011). Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel. 3.ª ed.
Montenegro, Helena (Coord.), COOK, Carla Silva (2009). Açores – Povo e Cultura. Caderno de Textos
de Apoio e Exercícios Gramaticais (A1 e A2). Ponta Delgada: Universidade dos Açores (policopiado).
Rosa, Leonel Melo (2017). Vamos lá começar! Lisboa: Lidel.
Tavares, Ana (2018). Português XXI (1) – A1. Lisboa: Lidel.
Tavares, Ana (2018). Português XXI, Caderno de exercícios 1 – A1. Lisboa: Lidel.

Método de Avaliação