Práticas de Escrita e Revisão de Texto

Código

02015733

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Dominar os processos de transposição do oral para o escrito, do escrito para o oral e entre diferentes tipos de textos escritos.
2. Identificar diferentes tipos de escrita.
3. Ser capaz de identificar os aspetos fundamentais de um texto e convertê-los num outro texto.
4. Dominar ferramentas que permitam a validação e a avaliação qualitativa dos textos.
5. Reconhecer especificidades linguísticas dos textos de especialidade e de traduções.
6. Desenvolver capacidade crítica sobre as diferentes etapas da produção escrita.

Programa

1. O ato de escrita e as suas implicações.
2. Do oral ao escrito, do escrito ao oral, e do escrito ao escrito; processos de transcrição e de retextualização.
3. Tipos de escrita: a escrita pública e a escrita planificada.
4. Processos de contração do texto: resumo e síntese.
5. Modelos e práticas de avaliação qualitativa de textos escritos.
6. Análise de manuais de escrita e guias de estilo de produção e revisão de textos.
7. Produção e revisão de textos não especializados, de textos de especialidade e de traduções.
8. Pré-edição e pós-edição de textos.

Métodos de Ensino

Nas aulas TP é feita a exposição teórica dos conteúdos acompanhada com a apresentação e realização de atividades sobre exemplos concretos. Nas sessões de OT são desenvolvidos trabalhos de escrita relacionados com as matérias em estudo. 

A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes dos trabalhos práticos e do teste, com ponderações de 40% e de 60%, respetivamente.

Bibliografia

Chanquoy, L. , 2009. Revision Processes. In R. Beard, et al. (eds) The Sage handbook of writing development. Los Angeles/London: SAGE, pp. 80-97.

Daniels, Peter T. 2001. Writing systems. In Aronoff, Mark & Janie Rees-Miller (eds) The handbook of linguistics. Oxford: Blackwell, pp. 43-80.

Einsohn, A., Shwartz, M. 2019. The Copyeditor’s Handbook: A Guide for Book Publishing and Corporate Communications. California:

University of California Press. Revised, Updated and Expanded.

Marcuschi, L. A. 2000. Da fala para a escrita. S.Paulo: Cortez Editora.

Peres, J. e Móia, T., 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.

Raposo, E. Paiva et al., (orgs) 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, (3 vol.).

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %