História Medieval de Portugal II
Código
01061967Créditos ECTS
6Objetivos
1.Apresentar e discutir os aspetos e momentos centrais da história medieval portuguesa, da 2ª metade do século XIV e do século XV.
2.Destacar as múltiplas componentes da crise da 2ª metade do século XIV e de inícios do século XV.
3.Compreender os fundamentos, protagonismos e contornos iniciais do processo expansionista português.
4.Conhecer as estruturas políticas, sociais, económicas e culturais do período final da Idade Média Portuguesa.
5.Refletir sobre as atuais tendências do estudo da história medieval portuguesa.
6.Desenvolver uma postura crítica perante o conhecimento histórico.
7. Aprofundar competências de interpretação e síntese de fontes primárias e secundárias.
8.Desenvolver competências de trabalho autónomo
Programa
1.Conjuntura: a crise da 2º metade do século XIV.
1.1. O contexto europeu.
1.2. A peste negra
1.3. Crises agrárias e monetárias.
1.4. As guerras fernandinas.
1.5. A revolução de 1383-1385.
2. Conjuntura: o período Quatrocentista.
2.1. A evolução política: da crise de 1383 à regência de D. Pedro.
2.2. A sociedade portuguesa depois da crise.
2.3. Os reinados de D. Afonso V, D. Duarte de D. João II.
2.4. A expansão portuguesa entre 1415 e 1497-1498/1502.
3.As estruturas de base: de meados do século XIV aos finais do século XV.
3.1. A demografia: mundo rural e mundo urbano.
3.2. Grupos sociais, grupos dominantes e grupos minoritários.
3.3. A posse da terra e a exploração agrária.
3.4. A circulação e distribuição dos produtos.
3.5. Instituições da administração central e local.
3.6. Instituições culturais.
4. História e historiografia medieval portuguesa: balanço e perspetivas
Métodos de Ensino
As aulas teóricas desenvolvem-se num método de tipo "expositivo misto". Sobre cada temática a docente faz uma exposição teórica, intercalada e/ou seguida por questões e problemas que envolvam os alunos na discussão. Tais questões, tanto podem ser colocadas pela docente como serão fomentadas a partir da indicação de leituras de fontes primárias e secundárias ("método da leitura dirigida") e da realização de investigações prévias ("método da pesquisa"). Esta última metodologia assume importância central nas aulas teórico-práticas e práticas, de apresentação, discussão e debate dos temas por parte dos alunos ("método da discussão"). Todas as aulas são também apoiadas por recursos e atividades disponíveis na plataforma Moodle (textos, fóruns, quizzes).
Bibliografia
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BOISSELLIER, S. (2011). «Ambiente e Sociedade Medieval: Portugueses, historiografia e pistas de reflexão». In Abordagens à história rural continental e insular portuguesa, séculos XIII-XVIII. PDL: CHAM.
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COSTA, J.P.O (2014). Parte I: Os primórdios. In História da Expansão e do Império Português. Lisboa: A Esfera dos Livros.
FREITAS, J. (2008). D. Branca de Vilhena: património e redes sociais de uma nobre senhora no século XV. Porto: Univ. Fernando Pessoa.
MARQUES, A. H. (1985). Portugal na crise dos séculos XIV e XV. Lisboa: Presença.
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MATTOSO, J. (dir.) (2011). The historiography of medieval Portugal c. 1950-2010. [S.L.]: IEM, 2011.
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