História da Arte I
Código
01061978Créditos ECTS
6Objetivos
OA1. Que os discentes identifiquem e caracterizem os valores formais dos diferentes períodos histórico-artísticos;
OA2. Que os discentes dominem as ferramentas e os métodos necessários para a pesquisa em História da Arte;
OA3. Que os discentes expliquem as teorias dominantes da cultura artística do período em análise e que as comuniquem de forma adequada.
Programa
A Antiguidade Clássica
1.1. O pensamento grego: a cultura da Agora
1.2. O pragmatismo romano
2. A Idade Média
2.1. O tempo do Mosteiro
2.2. O tempo da Catedral
3. Renascimento
3.1. Florença e o Humanismo do Quattrocento
3.2. Roma e o Cinquecento
3.3. A Maniera e o artista criador
3.4. A síntese veneziana
4. Barroco
4.1. A contra-maniera romana: sedução e propaganda católica
4.2. Tenebrismo e a representação dramática
4.3. Os grandes programas áulicos
4.4. Arte e Ilusão: pintura de tetos e outros programas decorativos
Métodos de Ensino
As Aulas serão teóricas (T) e teórico-práticas (TP).
- O docente exporá os conteúdos programáticos (CP), com recurso a meios auxiliares de ensino, conducentes ao confronto entre as produções artísticas, convidando e instigando os discentes a intervir com questões e comentários, apoiando-se na leitura e análise de textos coevos ou textos críticos
- Acompanhamento orientado (OT) do progresso de aprendizagem do discente em momentos fora e dentro do espaço-aula
Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo, Guia de História da Arte, Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (ed. original: 1977).
DUBY, George (Coord), História Artística da Europa. A Idade Média, Lisboa: Quetzal Editora, 1998. 2 vols
FRANCASTEL, Pierre, Pintura y Sociedad, Madrid: Catedra, 1984
GOMBRICH, Ernst, História da Arte, LCT, 2013 (1ºed 1950)
HONOUR, Hugh; FLEMING, A World History of Art. 5ª edição, London: Laurence King, 1999.
STOKSTAD, Marilyn; COTHREN, Michael W. Art history. 4th ed. v. 2. New York: Prentice Hall, 2011
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Frequência - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %