Desenvolvimento do Estudante em Contexto Académico
Código
01062018Créditos ECTS
6Objetivos
1. Compreender o processo de transição para o ensino superior e os fatores conducentes à adaptação e ao sucesso académico
2. Identificar recursos e limitações pessoais e contextuais que promovam ou obstaculizam a adaptação ao Ensino Superior
3. Conhecer estratégias, recursos/suportes institucionais e ferramentas transversais ao processo de aprendizagem que concorram para o desenvolvimento multidimensional do estudante e para a sua adaptação à Universidade
4. Inteirar-se do plano de estudos do 1º CE em Psicologia, compreendendo os critérios subjacentes à sua estruturação
5. Adquirir conhecimentos sobre o conceito de adultez emergente e as tarefas desenvolvimentistas inerentes ao período de desenvolvimento
6. Mobilizar conhecimentos em torno dos modelos de análise sobre o(s) adulto(s) emergente(s), estudante do ensino superior, mormente sobre os modelos de impacto, e sobre os modelos de desenvolvimento cognitivo e os modelos psicossociais
7. Sensibilização à investigação na adultez emergente.
Programa
- A adaptação ao ensino superior
1.1. Conceitos de transição e de adaptação
1.2. Modelo compreensivo das transições
1.3. Recursos e ferramentas facilitadoras da adaptação
- A instituição de ensino superior e as dinâmicas de educativas
2.1. Estrutura e organização interna da UAc
2.2. Serviços de apoio
2.3. Recursos ao serviço da aprendizagem e da investigação
2.4. Processo de Bolonha, autonomia e responsabilização do estudante
2.5. A estrutura do curso
- O estudante do ensino superior (adulto emergente)
3.1. Período de desenvolvimento da adultez emergente
3.2. Tarefas desenvolvimentistas
3.3. Modelos de desenvolvimento do adulto emergente e implicações
3.3.1.Modelos Psicossociais
3.3.2.Modelos de impacto
3.3.3. Modelos de desenvolvimento cognitivo e epistemológico
3.4. Contextos institucionais promotores do desenvolvimento do estudante
4. A investigação nos estudantes do ensino superior: méritos, limites e questões éticas.
4.1. Sensibilização à investigação exploratória nos adultos emergentes
Métodos de Ensino
São mobilizadas metodologias pedagógicas variadas desenvolvidas em sessões teórico-práticas (recurso à exposição dialogada; à realização de debates e ao desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa) e estudo autónomo (treino de competências de aprendizagem e pesquisa). Os estudantes são implicados em propostas de reflexão temática (e.g., recensões críticas de artigos, conhecimento de resultados de investigações e relatos pessoais), e em trabalhos exploratórios de investigação. Os resultados dos estudos exploratórios são apresentados em aula, permitindo o debate e possibilitando competências de análise e de reflexão, com vista à construção e à reconstrução de conhecimentos com significado, a partir de uma atitude reflexiva. A avaliação contempla a realização de uma recensão crítica de um Artigo (40%), a participação em trabalho exploratório de investigação em grupo (40%) e a participação continua na aula em tarefas propostas pelo docente ao longo do semestre (20%).
Bibliografia
Araújo, e., & Medeiros, t. (2020). Padrões de consumo de álcool em adultos emergentes. In R. de M. Grillo & E. V. Navarro (Eds.), Psicologia Desafios, Perspectivas e Possibilidades (Vol. 2; Cap. 27; pp. 227-238). Editora Científica. DOI: 10.37885/200500219
Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood. The winding road from the late teens through the twenties. Oxford: University Press.
Medeiros, T. (2008). Em torno dos conceitos de adolescência, adultez emergente e adultez. Revista Arquipélago – Série Ciências da Educação, 9,196-216
Medeiros, T. (2007). O desenvolvimento cognitivo do estudante do ensino superior. Psychologica, 44, 261-284.
Medeiros, T., & Peixoto, E. (Orgs.) (2005). Desenvolvimento e aprendizagem: Do ensino secundário ao ensino superior (pp. 237-252). Ponta Delgada: Universidade dos Açores e Direção Regional da Ciência e a Tecnologia.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 20 %
- Realização de uma recensão crítica de um Artigo - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %