Desenvolvimento do Estudante em Contexto Académico

Código

01062018

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Compreender o processo de transição para o ensino superior e os fatores conducentes à adaptação e ao sucesso académico

2. Identificar recursos e limitações pessoais e contextuais que promovam ou obstaculizam a adaptação ao Ensino Superior

3. Conhecer estratégias, recursos/suportes institucionais e ferramentas transversais ao processo de aprendizagem que concorram para o desenvolvimento multidimensional do estudante e para a sua adaptação à Universidade

4. Inteirar-se do plano de estudos do 1º CE em Psicologia, compreendendo os critérios subjacentes à sua estruturação

5. Adquirir conhecimentos sobre o conceito de adultez emergente e as tarefas desenvolvimentistas inerentes ao período de desenvolvimento

6. Mobilizar conhecimentos em torno dos modelos de análise sobre o(s) adulto(s) emergente(s), estudante do ensino superior, mormente sobre os modelos de impacto, e sobre os modelos de desenvolvimento cognitivo e os modelos psicossociais

7. Sensibilização à investigação na adultez emergente.

Programa

  1. A adaptação ao ensino superior

1.1.    Conceitos de transição e de adaptação

1.2.    Modelo compreensivo das transições

1.3.    Recursos e ferramentas facilitadoras da adaptação

  1. A instituição de ensino superior e as dinâmicas de educativas

2.1.    Estrutura e organização interna da UAc

2.2.    Serviços de apoio

2.3.    Recursos ao serviço da aprendizagem e da investigação

2.4.    Processo de Bolonha, autonomia e responsabilização do estudante

2.5.    A estrutura do curso

  1. O estudante do ensino superior (adulto emergente)

3.1.    Período de desenvolvimento da adultez emergente

3.2.    Tarefas desenvolvimentistas

3.3.    Modelos de desenvolvimento do adulto emergente e implicações

3.3.1.Modelos Psicossociais

3.3.2.Modelos de impacto

3.3.3. Modelos de desenvolvimento cognitivo e epistemológico

3.4. Contextos institucionais promotores do desenvolvimento do estudante

4. A investigação nos estudantes do ensino superior: méritos, limites e questões éticas.

4.1. Sensibilização à investigação exploratória nos adultos emergentes

Métodos de Ensino

São mobilizadas metodologias pedagógicas variadas desenvolvidas em sessões teórico-práticas (recurso à exposição dialogada; à realização de debates e ao desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa) e estudo autónomo (treino de competências de aprendizagem e pesquisa). Os estudantes são implicados em propostas de reflexão temática (e.g., recensões críticas de artigos, conhecimento de resultados de investigações e relatos pessoais), e em trabalhos exploratórios de investigação. Os resultados dos estudos exploratórios são apresentados em aula, permitindo o debate e possibilitando competências de análise e de reflexão, com vista à construção e à reconstrução de conhecimentos com significado, a partir de uma atitude reflexiva. A avaliação contempla a realização de uma recensão crítica de um Artigo (40%), a participação em trabalho exploratório de investigação em grupo (40%) e a participação continua na aula em tarefas propostas pelo docente ao longo do semestre (20%).

Bibliografia

Araújo, e., & Medeiros, t. (2020). Padrões de consumo de álcool em adultos emergentes. In R. de M. Grillo & E. V. Navarro (Eds.), Psicologia Desafios, Perspectivas e Possibilidades (Vol. 2; Cap. 27; pp. 227-238). Editora Científica. DOI: 10.37885/200500219

Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood. The winding road from the late teens through the twenties. Oxford: University Press.

Medeiros, T. (2008). Em torno dos conceitos de adolescência, adultez emergente e adultez. Revista Arquipélago – Série Ciências da Educação, 9,196-216

Medeiros, T. (2007). O desenvolvimento cognitivo do estudante do ensino superior. Psychologica, 44, 261-284.

Medeiros, T., & Peixoto, E. (Orgs.) (2005). Desenvolvimento e aprendizagem: Do ensino secundário ao ensino superior (pp. 237-252). Ponta Delgada: Universidade dos Açores e Direção Regional da Ciência e a Tecnologia.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 20 %
  • Realização de uma recensão crítica de um Artigo - 40 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %