Psicologia da Perceção e Linguagem
Código
01062029Créditos ECTS
6Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos gerais: 1) promover o conhecimento dos processos de aquisição e processamento de informação sensorial; e 2) promover o conhecimento dos processos de processamento e produção da linguagem. Introduz para isso conceitos fundamentais da psicofísica e psicolinguística, assim como desenvolve a compreensão dos métodos de investigação da área. Pretende aprofundar a compreensão dos diferentes sentidos e dos processos multissensoriais. Pretende também aprofundar os conhecimentos de linguagem ouvida e lida, assim como da linguagem falada e escrita. Pretende finalmente desenvolver conhecimentos seminais quanto aos temas dos distúrbios de processamento percetivo, da produção da ação e do processamento da leitura e da escrita.
Programa
Esta unidade curricular inclui como conteúdos programáticos, temas da perceção e da linguagem. São temas específicos da unidade curricular:
- Introdução à perceção e linguagem: história; processamento e organização neuronal; metodologias da investigação;
- Perceção:
- Perceção visual: perceção de objetos e cenas, de faces; atenção visual; perceção de movimento e ação; Perceção de cor; perceção de distância e tamanho;
- Perceção auditiva: processamento de sons; organização auditiva e localização;
- Sentidos cutâneos (pressão, vibração, temperatura) e dor;
- Sentidos químicos: paladar, olfato e efeitos multissensoriais na perceção de sabor e na alimentação;
- Efeitos e modelos dos processos multissensoriais.
- Linguagem:
- Aspetos físicos da fala; Perceção e processamento da fala;
- Processos de leitura e distúrbios de leitura;
- Compreensão da linguagem;
- Produção da fala, modelos e distúrbios da fala;
- Produção da escrita, modelos e distúrbios da escrita;
- Relação entre linguagem e pensamento; pensamento e raciocínio.
Métodos de Ensino
A disciplina é orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de trabalho de projeto. Nas aulas teóricas, na faze expositiva é assistida por meios auxiliares de projeção, intercalados por demonstrações e experimentação de fenómenos. A sessões teórico-práticas são desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, a participação em projetos de investigação dentro de uma das temáticas abordadas e a tomada de contacto com publicações científicas da área.
A avaliação valorizará a dimensão reflexiva dos processos de autoformação, para ela concorrendo, com carácter obrigatório:
1) O desempenho contínuo dos alunos nas tarefas desenvolvidas em cada aula (bonificação até +/- 10% da nota final);
2) a implementação do trabalho de projeto, realizada em grupo (20%);
3) o resultado de duas provas de frequência (80%).
Bibliografia
E. B. Goldstein (2014) Sensation and Perception (9th Ed.) Cenage Learning
R. S. Schiffman (2005) Sensação e Percepção (5a Ed.) LTC
Merleau-Ponty, M. (2004). The world of perception. Routledge.
Gescheider, G. A. (2013). Psychophysics: the fundamentals. Psychology Press.
Prins, N. (2016). Psychophysics: a practical introduction. Academic Press.
M. W. Eysenk and M. T. Keane (2010) Cognitive Psychology: A student's handbook (6th Ed.). N. Y.: Psychology Press
R. J. Sternberg (2008) Psicologia Cognitiva (4ª Ed.) Brasil: Artmed
Stevens, S. S. (2017). Psychophysics: Introduction to its perceptual, neural and social prospects. Routledge
Método de Avaliação
- Provas de frequência 1 - 40 %
- Provas de frequência 2 - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20 %