Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente

Código

01062035

Créditos ECTS

6

Objetivos

1.Conhecer o conceito de adolescência e das suas raízes históricas e filosóficas

2. Compreender as mudanças desenvolvimentistas na adolescência, nas suas diferentes fases

3. Adquirir conhecimentos sobre a puberdade e as transformações físicas e psicossexuais no desenvolvimento

4. Compreender as estruturas e as características do pensamento formal e deduzir as suas implicações

5. Refletir sobre o desenvolvimento psicossocial na adolescência

6. Integrar a importância dos contextos vivenciais e das relações interpessoais nos processos de separação-individuação na adolescência e na afirmação da identidade

7. Adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento moral na adolescência

8. Convocar conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos sobre as questões que se colocam à psicologia do desenvolvimento da adolescência e aos comportamentos de risco mais frequentes.

Programa

1. Conceitos e abordagens à adolescência

1.1. Conceito de adolescência: fases, tarefas de desenvolvimento e limites

1.2. Métodos de investigação

2. Desenvolvimento físico e psicossexual na adolescência

2.1. Fisiologia dos sistemas reprodutores

2.2. Puberdade

2.3. Fases do desenvolvimento psicossexual

2.4. Corpo, imagem e aparência

3. Desenvolvimento cognitivo na adolescência

3.1. Características do pensamento formal

3.2. Modelos e estratégias de promoção do des. cognitivo

4. Identidade e intimidade

4.1. Conceitos de identidade, crise e moratória

4.2. Desenvolvimento psicossocial

4.3. Relações de separação-individuação e de individuação-vinculação e contextos no desenvolvimento

5. Desenvolvimento moral na adolescência

5.1. Abordagens teóricas ao desenvolvimento moral: níveis e estádios, criticas e limitações

5.2. Avaliação e promoção do desensolvimento moral

6. Comportamentos de risco mais frequentes

6.1. O papel do psicólogo na prevenção e na promoção do desenvolvimento da adolescência

Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem

Existe uma forte coerência e correspondência entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos do programa, uma vez que a co construção dos conteúdos da unidade curricular, devidamente orientada pela docente, permite a aquisição sequencial e integrada dos objetivos pré-estabelecidos.

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam desde a exposição da professora até a metodologias ativas que passam pela resolução de problemas e a discussão critica, através de um espaço de aprendizagem que questiona os estudantes no seu processo de construção do conhecimento. Os estudantes são implicados em propostas de reflexão temática que assumem várias formas, como a análise e discussão de textos, a resolução de dilemas reais, a reflexão sobre histórias de vida e a discussão de investigações contemporâneas. São, ainda, envolvidos em estudos exploratórios, utilizando métodos de investigação usuais nesta UC. Os resultados são apresentados em espaço de sala de aula, permitindo o debate e a aquisição de competências de análise e de reflexão, com vista à (re)construção de conhecimentos com significado, a partir de uma atitude reflexiva. A avaliação contempla uma prova de frequência, bem como os resultados dos elementos acima expressos.

Bibliografia

Broderick, S. C. (2014). Adolescent males homosexuality. Lulu publishing.

Lobel, T. E., Nov-Krispin, N., Schiller, D., Lobel, O., & Feldman, A. (2004). Gender discriminatory behavior during adolescence and youth adulthood: A developmental analysis. Journal of Youth and Adolescence, 33 (6), 535-546.

Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.

Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.

Medeiros, T. (Coord.) (2015). Adolescência: Desafios e riscos (2ª ed.). Letras Lavadas.

Medeiros, T., Patrício, L., & Dinis, R. (Coord.) (2013). Aditologia: Prevenção e Intervenções. Letras Lavadas.

Medeiros, M. T. (Coord.) (2000). Adolescência: Abordagens, investigações e contextos de desenvolvimento. Direcção Regional da Educação.

Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. (1994). Psicologia do adolescente. Uma abordagem desenvolvimentista. FCG.

Método de Avaliação

  • Frequência - 70 %
  • Outras tarefas de avaliação - 5 %
  • Trabalho de investigação - 25 %