Avaliação Psicológica I
Código
01062060Créditos ECTS
6Objetivos
No final da UC o estudante deve ser capaz de:
1. Enquadrar historicamente o surgimento da avaliação psicológica
2. Entender os conceitos-chave e abordagens teóricas da avaliação psicológica
3. Compreender o processo de avaliação psicológica e a sua complexidade: objetivos, contextos, fases
4. Reconhecer e entender a relevância das propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação
5. Identificar os principais métodos/instrumentos de avaliação psicológica: características, vantagens e limitações
6. Adquirir competências básicas na entrevista e observação direta
7. Refletir acerca de questões éticas e deontológicas da avaliação psicológica e a sua relevância na atividade do psicólogo.
Programa
1. Introdução à avaliação psicológica
1.1. História da avaliação psicológica (internacional e em Portugal)
1.2. Conceitos, objetivos e principais abordagens teóricas da avaliação psicológica
1.3. Contextos da avaliação psicológica
2. Psicometria
2.1. Construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica
2.2. Propriedades psicométricas: precisão e validade
2.3. Pontuações das provas de avaliação psicológica
3. Avaliação Psicológica: Processo
3.1. Fases do processo de avaliação psicológica
3.2. A avaliação psicológica enquanto processo de tomada de decisão: heurísticas, enviesamentos e erros
4. Avaliação psicológica: Métodos e instrumentos
4.1. Entrevista
4.2. Observação
4.3. Testes psicológicos
4.4. Escalas de avaliação e inventários
5. A ética e deontologia na avaliação psicológica
Métodos de Ensino
Aulas de cariz teórico/expositivo e teórico-prático com recurso a meios audiovisuais (power-point)
Apresentação de testes e outros instrumentos de avaliação
Exercícios práticos
Trabalhos em pequenos grupos
Análise e discussão de artigos científicos/textos
Bibliografia
Cohen, R. J., & Swerdlik, M. E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). McGraw-Hill
Cooper, C. (2018). Psychological testing: Theory and practice. Routledge.
Fernandez-Ballesteros, R. (2014). Evaluación psicológica: Conceptos, métodos y estudio de casos (2ª ed.). Pirámide.
Groth-Marnat, G. & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). Wiley.
Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e prática. Almedina.
Suhr, J. A. (2015). Psychological assessment: A problem-solving approach. Guilford.
Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). John Wiley & Sons.
Wright, A. J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. Wiley.
Método de Avaliação
- Frequência 1 - 35 %
- Frequência 2 - 35 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %