Avaliação Psicológica I

Código

01062060

Créditos ECTS

6

Objetivos

No final da UC o estudante deve ser capaz de:

1. Enquadrar historicamente o surgimento da avaliação psicológica

2. Entender os conceitos-chave e abordagens teóricas da avaliação psicológica

3. Compreender o processo de avaliação psicológica e a sua complexidade: objetivos, contextos, fases

4. Reconhecer e entender a relevância das propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação

5. Identificar os principais métodos/instrumentos de avaliação psicológica: características, vantagens e limitações

6. Adquirir competências básicas na entrevista e observação direta

7. Refletir acerca de questões éticas e deontológicas da avaliação psicológica e a sua relevância na atividade do psicólogo.

Programa

1. Introdução à avaliação psicológica

    1.1. História da avaliação psicológica (internacional e em Portugal)

    1.2. Conceitos, objetivos e principais abordagens teóricas da avaliação psicológica

    1.3. Contextos da avaliação psicológica

2. Psicometria

    2.1. Construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica

    2.2. Propriedades psicométricas: precisão e validade

    2.3. Pontuações das provas de avaliação psicológica

3. Avaliação Psicológica: Processo

    3.1. Fases do processo de avaliação psicológica

    3.2. A avaliação psicológica enquanto processo de tomada de decisão: heurísticas, enviesamentos e erros

4. Avaliação psicológica: Métodos e instrumentos

    4.1. Entrevista

    4.2. Observação

    4.3. Testes psicológicos

    4.4. Escalas de avaliação e inventários

5. A ética e deontologia na avaliação psicológica

Métodos de Ensino

Aulas de cariz teórico/expositivo e teórico-prático com recurso a meios audiovisuais (power-point)

Apresentação de testes e outros instrumentos de avaliação

Exercícios práticos

Trabalhos em pequenos grupos

Análise e discussão de artigos científicos/textos

Bibliografia

Cohen, R. J., & Swerdlik, M. E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). McGraw-Hill

Cooper, C. (2018). Psychological testing: Theory and practice. Routledge.

Fernandez-Ballesteros, R.  (2014). Evaluación psicológica: Conceptos, métodos y estudio de casos (2ª ed.). Pirámide.

Groth-Marnat, G. & Wright, J. (2016).  Handbook of psychological assessment (6th ed.). Wiley.

Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e prática. Almedina.

Suhr, J. A. (2015). Psychological assessment: A problem-solving approach. Guilford.

Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). John Wiley & Sons.

Wright, A. J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. Wiley.

Método de Avaliação

  • Frequência 1 - 35 %
  • Frequência 2 - 35 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %