Avaliação Psicológica II

Código

01062071

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta UC permite um aprofundamento dos conhecimentos em avaliação psicológica, previamente adquiridos na UC Avaliação Psicológica I. No final desta UC, o estudante deverá ser capaz de:

1. Enquadrar a relevância da avaliação psicológica na elaboração de um plano de intervenção psicológica.

2. Entender as especificidades da avaliação psicológica em função da idade dos sujeitos.

3. Relacionar perspetivas teóricas sobre inteligência, personalidade e comportamento com formas de avaliação das mesmas.

4. Desenvolver competências na aplicação, cotação e interpretação de alguns instrumentos de avaliação aferidos para a população portuguesa.

5. Reconhecer a relevância da devolução de informação e elaboração de relatórios psicológicos.

6. Refletir acerca do estado atual da avaliação psicológica: potencialidades, limitações e desenvolvimentos futuros.

Programa

1. O papel da avaliação psicológica na intervenção psicológica

2. Avaliação psicológica com populações de diversas idades

    2.1. Crianças e adolescentes

    2.2. Adultos e idosos

3. Instrumentos de avaliação psicológica:

    3.1. Avaliação da inteligência (e.g., BPRD/BPR, MPCR, Escalas de Inteligência de Wechsler)

    3.2. Avaliação da personalidade (e.g., EPQ-R, NEO-PI-R, técnicas projetivas)

    3.3. Avaliação socioemocional e do comportamento (e.g., CBCL, TRF, YSR, PKBS-2)

4. Relatórios psicológicos

5. Estado atual e direções futuras da avaliação psicológica.

Métodos de Ensino

Aulas de cariz teórico, expositivo e teórico-prático, com recurso a meios audiovisuais (power-point)

Aulas práticas de aplicação, cotação e interpretação de instrumentos de avaliação

Exercícios práticos

Visionamento e discussão de vídeos

Discussão de casos-exemplo

Bibliografia

Boyle, G. J., Saklofske, D. H., Matthews, G. (Eds.) (2012). Psychological assessment (Vol. I-IV). Sage.

Flanagan, D. P., & Harrison, P. L. (Eds.). (2012). Contemporary intellectual assessment: Theories, tests and issues (3rd ed.). Guilford.

Goldfinger, K., & Pomerantz, A. M. (2014). Psychological assessment and report writing (2nd ed.). Sage.

Maruish, M. E. (Ed.) (2004). The use of psychological testing for treatment planning and outcomes assessment (3rd ed.) (Vol. I-III). Erlbaum.

Merrell, K. W. (2008). Behavioral, social, and emotional assessment of children and adolescents (3rd ed.). Erlbaum.

Saklofske, D. H., Reynolds, C. R., & Schwean, V. L. (Eds.) (2013). The Oxford handbook of child psychological assessment. Oxford University Press.

Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). Wiley.

Weiner, I. B. & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. John Wiley & Sons.

Wright, A. J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. Wiley.

Método de Avaliação

  • Ficha Prática - 25 %
  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %