Psicologia Ambiental

Código

01062082

Créditos ECTS

6

Objetivos

Ao concluir a UC, o aluno deverá ser capaz de:
1) Identificar o campo de estudo da Psicologia Ambiental (PA), compreendendo a sua emergência, desenvolvimento histórico e interfaces disciplinares.
2) Caracterizar os pressupostos e princípios da experiência ambiental humana que norteiam a pesquisa e atuação na área.
3) Caraterizar as abordagens teóricas que suportam esta área, aplicando-as na análise de problemáticas ambientais;
4) Conhecer temas e áreas de aplicação da investigação da relação pessoa-ambiente;
5) Realizar, ao nível elementar, revisões de literatura da especialidade, efetuando pesquisas eletrónicas sistemáticas de bibliografia, resumindo, analisando criticamente e integrando os conteúdos das pesquisas encontradas;
6) Aplicar estratégias de produção e análise de dados no estudo das relações recíprocas entre os seres humanos e os ambientes reais e virtuais que habitam;
7) Desenhar, implementar e avaliar intervenções de promoção de comportamentos sustentáveis.

Programa

1) Contornos da Psicologia Ambiental (PA):
a) História, contribuições e utilidade
b) Articulação com outras disciplinas
c) Objeto de estudo, campos de intervenção e domínios de aplicação.
d) Conceitos-chave
2) Abordagens teóricas do estudo das interações humanos-ambientes ou que contribuem para a sua compreensão
a) Psicologia ecológica
b) Paradigmas da relação humanos – ambiente: HEP, NEP e NHIP
c) A abordagem fenomenológica
d) Teorias pós intencionais da mudança comportamental
3) Abordagens metodológicas à investigação e intervenção em PA:
a) Principais instrumentos de pesquisa: métodos centrados na pessoa; métodos centrados no ambiente; e métodos centrados na interação
b) Conceção e gestão de programas de intervenção: componentes e fases
4) Ilustração de áreas de aplicação da PA:
a) Ambientes restauradores
b) Comportamento pro-ambiental e de conservação
c) Planeamento, Arquitetura e Design de Interiores
d) Riscos, desastres ambientais e gestão social do risco antes, durante e após
crises

Métodos de Ensino

São contemplados métodos, quer centrados no professor e na exposição dialogada, quer centrados no estudante, através da realização, em aulas síncronas e assíncronas, de atividades como: o debate em fóruns de discussão de filmes e leituras; a pesquisa orientada de documentação; a apresentação de comunicações, a realização de exercícios práticos de análise de casos e de mudança comportamental e a elaboração, em grupo, de uma revisão de literatura. Espera-se que, em trabalho autónimo, os  estudantes sistematizem os conteúdos lecionados com as leituras recomendadas. A disponibilização de materiais, entrega de trabalhos e esclarecimento de dúvidas são efetuados através do Moodle. Todas as
atividades de aprendizagem são consideradas para efeitos de avaliação, resultando a nota final da média ponderada dos seguintes elementos: teste (40%), revisão bibliográfica sobre domínio ou área de aplicação da PA (40%) e comunicação sobre processo de mudança de um comportamento sustentável (20%). 

Bibliografia

Bechtel, R.B. & Churchman, A. (2002). Handbook of Environmental Psychology. Wiley.
Clayton, S.D. (2012). The Oxford handbook of Environmental and Conservation Psychology. Oxford University Press. Gifford, R. (2016). Research methods for Environmental Psychology. Wiley Blackwell.
Günter, H., Guzzo, R.S.; & Pinheiro, J.Q. (Orgs.).(2004). Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Alínea.
Higuchi, M.I.G., Kuhnen, A. & Pato, C. (Orgs.). (2019). Psicologia Ambiental em contextos urbanos. Edições do Bosque.
Pinheiro, J.& Gunther, H. (2008). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. Casa do Psicólogo.
Soczka, L. (2005). Contextos humanos e Psicologia Ambiental. Fundação Calouste Gulbenkian.
Steg, L. & De Groot, J. M. (2019). Environmental Psychology – An introduction, 2nd ed. Hoboken, Wiley.
Revistas:
Journal of Environmental Psychology
Ecopsychology
Environment and Behavior
Environmental Communication: A Journal of Nature and Culture

Método de Avaliação

  • Comunicação sobre processo de mudança de um comportamento sustentável - 20 %
  • Frequência - 40 %
  • Revisão bibliográfica sobre domínio ou área de aplicação da PA - 40 %