Laboratório de Psicologia

Código

01062093

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Caraterizar os paradigmas da investigação em Psicologia em domínios concretos de especialidade;
2) Delimitar problemas de investigação em face do estado da arte;
3) Identificar mais-valias e limitações epistemológicas, éticas, metodológicas e substantivas em exemplares de investigação em Psicologia;
4) Conceber e aplicar instrumentos e técnicas de recolha de dados;
5) Analisar e interpretar dados de investigação;
6) Realizar pesquisas eletrónicas de bibliografia da especialidade;
7) Divulgar, pelas metodologias de comunicação científica convencionais, processos e resultados sobre a problemática estudada;
8) Evidenciar competências de pensamento crítico, interpretativas e argumentativas essenciais aos formatos clássicos de comunicação científica.

Programa

1) Objeto de estudo:
a) Abordagens teóricas no âmbito de uma área de especialidade da Psicologia.
b) Tradições de investigação e abordagens metodológicas à investigação numa área de especialidade da Psicologia.
2) Designs e diversificação de métodos e técnicas de produção e recolha de dados.
3) Critérios de qualidade e estratégias de regulação na investigação quantitativa e qualitativa.
4) Dispositivos de síntese e sistematização de dados científicos.
A ênfase na metodologia de investigação nesta UC comporta a abertura a diversos objetos concretos de pesquisa pelos estudantes.

Métodos de Ensino

São contempladas aulas em grande grupo e tutoriais. As primeiras, mais centradas na exposição de conteúdos e na discussão dirigida em seminários pelo(a) docente(a), passam progressivamente a assegurar a partilha da evolução dos trabalhos de pesquisa e a sua discussão. As aulas tutoriais visam o acompanhamento e supervisão dos exercícios desenvolvidos por cada grupo, através de uma metodologia próxima à do trabalho de projeto. Os alunos desenvolvem autonomamente atividades de pesquisa bibliográfica, de recensão crítica, de recolha e análise de dados, ensaiando a aplicação de ferramentas. A avaliação contempla produtos relativos ao desenvolvimento, em grupo, de tarefas de investigação – comunicações científicas (30%); relatórios (50%) e uma reflexão individual (20%) sobre as aprendizagens realizadas ao longo da UC. Não há exame final.

Bibliografia

Almeida, L. & Freire, T. (2017). Metodologia de investigação em Psicologia e Educação, 5º ed. Psiquilíbrios.
APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association, 7 edition. APA.
Fernandes, E. & Almeida, L. (2001). Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas. Centros de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho. Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research. Sage.
Hays, D.G. & Singh, A.A. (2012). Qualitative inquiry in clinical and educational settings, 1st ed. Guilford.
Meltzoff, J., & Cooper, H. (2017). Critical thinking about research: Psychology and related fields (2nd ed.). APA.
Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (2005). Análise de dados para Ciências Sociais: a complementariadade do SPSS. Sílabo.
Rodríguez G.; Gil, J. & Garcia, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa, 2.ª ed. Aljibe.

Método de Avaliação

  • Reflexão individual - 20 %
  • Relatório de seminário ou visita de estudo - 50 %
  • Tarefas de investigação (em grupo) – comunicações científicas - 30 %