Contextos de Aplicação da Psicologia

Código

01062106

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Equacionar diferentes contextos de intervenção em psicologia, na contemporaneidade, de modo a construir um pensamento próprio.
2. Compreender diferentes problemáticas psicológicas e psicossociais e os contextos onde se inserem.
3. Refletir sobre contextos comunitários e institucionais e deduzir implicações para uma intervenção psicológica fundamentada e personalizada.
4. Elaborar planos de intervenção psicoeducativos e comunitários.
5. Deduzir potencialidades, limitações e implicações de diferentes modelos de intervenção na qualidade de vida das pessoas em sofrimento, dos seus cuidadores e familiares com impacto comunitário.
6. Compreender o papel do psicólogo em diferentes contextos de intervenção.

Programa

1. Macro contexto social contemporâneo e intervenção psicológica
1.1. Contextos de intervenção psicológica.
1.2 A dimensão psicológica nos contextos de intervenção.
1.3. Intervenção psicológica na promoção da saúde e do bem-estar e na intervenção clínica.
1.3 Potencialidades e limites da intervenção em rede.
2. Intervenção em contextos específicos da intervenção psicológica
2.1. Conceitos, valores e princípios da intervenção psicológica em contextos diferenciados.
2.2. Identificação e operacionalização da intervenção psicológica em diferentes
contextos de ação.
2.3. Elaboração de planos de intervenção psicológica em problemáticas especificas (nomeadamente, nas áreas social, da psicogerontologia ou da psicologia clínica e da saúde).
2.4. O papel do psicólogo na intervenção psicológica: desafios e constrangimentos.

Métodos de Ensino

A metodologia é predominante interativa, associada à análise e discussão das questões decorrentes dos temas/módulos abordados. Os estudantes são incentivados a participar nas aulas, expondo as suas dúvidas e discutindo entre si (e com o docente), fazendo-se apelo às estratégias metacognitivas e à meta-reflexão. A segunda componente da UC é dedicada à observação dos contextos estudados, a partir de materiais de observação fornecidos pelo(s) docente(s) com a participação dos estudantes. A avaliação contempla: i) um trabalho de investigação realizado em pequeno grupo, num tema a selecionar de entre os propostos pelo(s) docente(s), com componente escrita e apresentação oral e discussão (ponderação 40%); ii) um estudo de caso individual ou de um pequeno grupo ou de uma componente institucional com uma descrição ou conceção de intervenção, devidamente fundamentada, com apresentação e discussão em espaço de sala de aula (ponderação 55%); iii) participação oral na colocação de questões e nos debates (5%). Sobre cada um dos módulos do programa serão fornecidos
os materiais e a bibliografia específica.

Bibliografia

Albery, I., & Munafò. M. (2008). Key concepts in health psychology. SAGE Publications
Bento, C., Barreto Carvalho, C. (2018). Infância e adolescência. In Macedo, A., Madeira, N., & Pereira, A. T. (Coord.). A psicologia na medicina. Lidel. ISBN: 9789897523489
Buunk, A.P. & Vugt, M.V. (2013). Applying social psychology. From problems to solutions. (2nd Ed.). Sage.
Côrte, B., Goldfarb, D. C., & Lopes, da C. (2009). Psicogerontologia. Juruá Ed.
Freitas, E. V., & Py, L. (Ed.) (2011). Tratado de geriatria e gerontologia (3ª ed.). Editora Guanabara Koogan Lda.
Marks, D., Murray, M., Evans, B., & Estacio, E. (2011). Health psychology: Theory, research and practice. Sage Publications.
Medeiros, T. (Coord.) (2016). Repensar as pessoas idosas no séc. XXI. Letras Lavadas.
Medeiros, T., Ribeiro, C., Miúdo, B., & Fialho, A. (Coords.) (2014). Envelhecer e conviver (2ª ed.). Letras Lavadas.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Fim de Século.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 5 %
  • Trabalho de investigação - 55 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %