Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica
Código
02016428Créditos ECTS
6Objetivos
1.Identificar os principais contextos de intervenção do psicólogo clínico e da saúde na idade adulta.
2.Desenvolver competências na aplicação, cotação e interpretação de instrumentos de avaliação psicológica (AP) mais utilizados em
contextos CS
3.Desenvolver competências de planificação de AP adaptada a diferentes contextos e problemáticas
4.Adquirir conhecimentos acerca dos principais modelos conceptuais de formulação diagnóstica, formulação de caso e pressupostos da
intervenção baseada na evidência, em CS, enfatizando as intervenções cognitivo-comportamentais e baseadas no modelo biopsicossocial
5.Desenvolver competências de conceptualização diagnóstica e planeamento de intervenção terapêutica, na sua objetivação aos principais
quadros nosográficos da adultez
6.Explorar questões especificas da avaliação e intervenção diferenciais e comórbidas, em diferentes quadros clínicos e do domínio de
intervenção
7.Refletir sobre questões éticas e culturais implicadas na avaliação e intervenção
Programa
C. Teórica
I. Especificidades da avaliação e intervenção em psicologia clínica e da saúde (PCS) com adultos
II. AP em PCS com adultos
1. Entrevista e história clínica
2. Instrumentos de AP
II. Modelos de intervenção em PCS
1. Modelos de intervenção em ciência preventiva – promoção da saúde e prevenção da doença
2.O modelo cognitivo comportamental no tratamento das perturbações de humor e ansiedade.
3. Intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações psicóticas e da personalidade
4. O Modelo Transteórico de Prochaska e DiClemente e a entrevista motivacional.
5. Modelos de intervenção na adaptação à doença, na adesão terapêutica e nos prognósticos clínicos
TP
III. Métodos e técnicas de AP (aplicação, cotação, interpretação de resultados e elaboração de relatórios)
IV. A consulta psicológica em contextos de PCS com adultos (e.g., o técnico, objetivos e hipóteses funcionais)
V. Análise e discussão de casos clínicos em diversos contextos e grupos
Métodos de Ensino
Aulas de natureza teórica/expositiva e teórico-prática, fomentando a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação. As aulas teóricas procuram facultar o enquadramento conceptual das temáticas abordadas para dar suporte à componente teórico-prática. As aulas teórico-práticas visam a aplicação prática ao nível da avaliação psicológica, recorrendo a exercícios de aplicação, cotação e interpretação de resultados e posterior elaboração de relatórios; bem como ao nível da intervenção em contextos da psicologia clínica e da saúde com adultos, através da análise de casos clínicos, planificação de intervenções, simulação de intervenções. Será privilegiada a reflexão crítica e criativa dos estudantes, através de uma aprendizagem cooperativa e participativa.
Bibliografia
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Birchwood, M., Fowler, D., Jackson, C. (2000) Early Interventions in Psychosis. Wiley .
Clark, D., & Beck A (2010). Cognitive Therapy of anxiety disorders: science and practice. Gilford Press
Dobson, K., Dozois, D (2021). Handbook of Cognitive Behavioral Therapies 4th edition. Gilford Press
Gonçalves, M. M., Simões, M. R., & Almeida, L. S. (Coord.). (2017). Psicologia clínica e da saúde: Instrumentos de avaliação. PACTOR.
Leal, I., & Ribeiro, J. P. (Coord.) (2021). Manual de psicologia da saúde. PACTOR.
Marks, D., Murray, M., & Estacio, E. (2018). Health psychology: Theory, research and practice. Sage.
Salazar, H. (2017). Intervenção psicológica em cuidados paliativos. Pactor
Método de Avaliação
- Frequência - 40 %
- Trabalho de grupo com apresentação acerca de uma temática em psicologia clínica e da saúde com adultos - 30 %
- Trabalho de grupo de avaliação e planificação de uma intervenção em contextos de clínica e da saúde com adultos - 30 %