Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde com Crianças e Adolescentes

Código

02016428

Créditos ECTS

6

Objetivos

Após a frequência desta UC, espera-se que os estudantes estejam capazes de:
1)Identificar os principais contextos de intervenção do psicólogo clínico e da saúde (CS) com crianças e adolescentes (CA)
2)Conhecer as especificidades desenvolvimentais na avaliação e intervenção psicológica CS com CA
3)Desenvolver competências de planificação de avaliação psicológica (AP) adaptada a diferentes contextos e problemáticas em contexto
CS com CA
4)Aprender a aplicar, cotar, interpretar e reportar (oralmente e por escrito) resultados de instrumentos de AP mais utilizados em contextos
de psicologia CS com CA
5)Desenvolver competências de formulação de caso cognitivo-comportamental
6)Aplicar conhecimentos aprofundados sobre abordagens clínicas empiricamente validadas (destaque para as estratégias baseadas no
modelo cognitivo-comportamental)
7)Planear processos de intervenção psicológica CS em situações clínicas mais comuns
8)Demonstrar o posicionamento crítico face às diferentes abordagens abordada

Programa

C. Teórica
1. Especificidades desenvolvimentais da avaliação e intervenção psicológica CS com CA
2. Avaliação psicológica (AP) em psicologia CS com CA:
2.1. Observação, entrevista e história clínica
2.2. Instrumentos de AP com recurso a múltiplos informadores
3. Formulação de caso cognitivo-comportamental com CA
4. Modalidades de intervenção psicológica CS
5. Avaliação, diagnóstico e intervenção psicológica SC, de cariz cognitivo-comportamental, nas perturbações mais comuns na infância e adolescência (e.g., autismo; sono; alimentação; eliminação; ansiedade; oposição; hiperatividade)
6. Especificidades da intervenção psicológica em doenças em contexto pediátrico ambulatório e em situação de hospitalização C. Teórico-prática
1. Métodos e técnicas de AP em contextos de psicologia CS com CA (aplicação, cotação, interpretação de resultados e elaboração de relatórios)
2. Casos clínicos: treino de competências de diagnóstico, formulação de caso e definição de planos de intervenção

Métodos de Ensino

As aulas teóricas procuram facultar o enquadramento conceptual das temáticas abordadas para dar suporte à componente teórico-prática. A componente de avaliação visa dar a conhecer aos estudantes métodos e técnicas de avaliação mais utilizados em contexto de psicologia clínica e da saúde com crianças e adolescentes. Segue-se a apresentação de modelos de formulação de caso cognitivo-comportamental, relevantes para uma reflexão clínica idiográfica, que sustente o desenho de estratégias de intervenção ajustadas à realidade de cada caso. A componente de intervenção assenta no contacto com literatura relevante sobre intervenção com suporte empírico (maioritariamente de cariz cognitivo-comportamental) em problemáticas comuns em idade pediátrica (problemas de saúde física e mental). A aprendizagem das componentes iniciais é guiada pela leitura de textos por parte dos estudantes, suportadas por fichas de leitura, seguidas de discussão em grande grupo. As restantes aulas são dinamizadas por grupos de 2/3 estudantes, cada uma delas focando-se numa problemática comum em crianças/adolescentes (caracterização clínica, diagnóstico segundo o DSM, avaliação e estratégias de intervenção psicológica empiricamente suportadas). A preparação destas apresentações é monitorizada pelos docentes, em momentos tutoriais. 
A aprendizagem da c. teórico-prática assenta na transmissão de conteúdos por parte dos docentes, seguindo-se o treino prático, sob supervisão docente, na utilização de métodos e técnicas de avaliação psicológica em contexto clínico e da saúde com crianças e adolescentes, no treino de formulação de caso cognitivo-comportamental e na elaboração de relatórios de avaliação. As últimas aulas são dedicadas à discussão de casos clínicos (diagnóstico, formulação de caso e definição de planos de intervenção), a partir de vinhetas disponibilizadas pelos docentes.

Bibliografia

Achenbach, T., Rescorla, L., Dias, P., Ramalho, V., Lima, V. S., Machado, B. C., & Gonçalves, M. (2014). Manual do Sistema de Avaliação
Empiricamente Validado (ASEBA) para o Período Pré-Escolar e Escolar. Psiquilíbrios.
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed.). American Psychiatric Publishing.
Carr, A. (2014). Manual de psicologia clínica da criança e do adolescente: Uma abordagem contextual. Psiquilíbrios.
Barlow, D. H. (2008). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual (4th Ed). Guilford Press.
Barros, L. (2003). Psicologia Pediátrica: Perspetiva desevolvimentista. Climepsi.
Monteiro, P. (2014) Psicologia e Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Lidel.
Persons, J. B. & Tompkins, M. A. (2010). Cognitive-behavioral case formulation. In T. D. Eells (Ed.), Handbook of psychotherapy case formulation (2nd Ed.) (pp. 290–316). Guilford.

Método de Avaliação

  • Mini Testes - 10 %
  • Relatórios individuais de avaliação / intervenção casos - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %