Novos Modelos de Intervenção em Psicologia Clínica

Código

02016439

Créditos ECTS

6

Objetivos

A unidade curricular (u.c) Novos modelos de Intervenção em Psicologia Clínica, pretende introduzir e explorar os principais prossupostos teóricos sustentadores das mais recentes abordagens psicoterapêuticas, disponibilizando ferramentas de avaliação e de atuação, bem como o treino de competências de aplicação prática das mesmas. Deste modo, a presente u.c. tem como objetivos:
1. Adquirir conhecimentos acerca dos enquadramentos epistemológicos e históricos e dos fundamentos conceptuais das novas intervenções psicológicas;
2. Desenvolver competências de avaliação, conceptualização de caso, planeamento da intervenção psicoterapêutica e estabelecimento da relação terapêutica tendo por base os princípios das terapias cognitivo-contextuais de terceira geração.
3. Aplicar e consolidar habilidades determinantes à aplicação das novas abordagens clínicas a partir da realização de exercícios experienciais, da discussão de casos clínicos e da aplicabilidade prática das mesmas.

Programa

Os conteúdos programáticos distribuem-se ao longo de 5 unidades temáticas (u.t.), divididas entre os conteúdos das aulas teóricas e teórico-práticas:

C. teórica

1ª u.t.: A evolução das intervenções psicoterapêuticas
1.1. O estabelecimento da relação terapêutica
1.2. Novas abordagens de intervenção psicológica

2ª u.t.: Introdução às terapias Cognitivo-contextuais
2.1. A Terapia Cognitivo-Comportamental Clássica
2.2. Terapia Focada nos Esquemas
2.3. Introdução às Terapias Cognitivo-contextuais de Terceira Geração
2.3.3. Compassion Focused Therapy
2.3.4. Acceptance and Commitment Therapy
2.3.5. Terapia focada nas emoções

C. teórico-prática

3ª u.t.: Aplicação prática de estratégias/ exercícios experienciais

4ª u.t.: Características da consulta psicológica
4.1. Especificidades das Terapias Cognitivo-contextuais de Terceira Geração
4.2. Formulação de Objetivos e Hipóteses Funcionais.

5ª u.t.: Análise e discussão de casos clínicos com base nas novas abordagens terapêuticas.

 

Métodos de Ensino

A presente u.c será estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas. As teóricas serão ministradas através de técnicas essencialmente expositivas e interrogativas com vista à promoção da descoberta guiada e participação ativa dos alunos. Os conteúdos ministrados serão consolidados através da apresentação, reflexão e discussão de casos clínicos, onde serão aplicadas as lentes conceptuais dos novos modelos de Intervenção em Psicologia Clínica na conceptualização clínica dos mesmos.

A componente prática desta uc contemplará a realização de alguns exercícios experienciais promovidos pelas terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração, nomeadamente, a práticas formais e informais de mindfulness e exercícios de treino da mente compassiva. Serão, ainda, realizados role-plays e estudos de caso, para os quais se pretende que os alunos realizem um plano de intervenção terapêutico (p.i.t.). A avaliação distribui-se entre a componente teórica (frequência- 50%) e a prática (p.i.t. - 50%).

Bibliografia

Gilbert, P. (2009). An Introduction to compassion focused therapy. Advances in Psychiatric Treatment, 15, 199-208.
Harris, R. (2009). ACT Made Simple. New Harbinger Publications, Inc.
Hayes, Follette, & Linehan, (2004). Mindfulness and Acceptance: Expanding the Cognitive Behavioral Tradition. The Guilford Press.
MARTINS, M.; CASTILHO, P.; BARRETO CARVALHO, C; PEREIRA, A.; BRAEHLER, C.; MADEDO, A. (2020). MINDFULNESS E
COMPAIXÃO NA RECUPERAÇÃO DA PSICOSE – PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COMPASS. PACTOR
Martins MJ, Marques C, Barreto Carvalho C, Macedo A, Pereira AT, & Castilho P. (2018) Engaging with the affiliative system through mindfulness: The impact of the different types of positive affect in psychosis. Journal Clinical Psychology;1–12.
Neff, K., & Germer, C. (2017). Self-compassion and psychological. The Oxford Handbook of Compassion Science, 371.
Young, J., Klosko, J., & Weishaar, M. (2003) Schema therapy. A practitioner's guide. The Guilford Press.

Método de Avaliação

  • Frequência - 50 %
  • Plano de intervenção terapêutico - 50 %