Desenvolvimento Positivo, Saúde e Bem-estar Psicológico em Idosos
Código
02016445Créditos ECTS
6Objetivos
Espera-se que os estudantes estejam capazes de:
1.Compreender as variáveis contextuais do envelhecimento demográfico e das políticas (mundiais/europeias/nacionais) e deduzir implicações psicossociais na saúde e bem-estar
2.Aprofundar a abordagem da psicologia positiva, modelos psicológicos e teorias de envelhecimento e as suas implicações na promoção do desenvolvimento positivo das pessoas idosas
3.Convocar conhecimentos teóricos e metodológicos sobre as questões que se colocam ao envelhecimento positivo e à importância dos contextos e das variáveis psicológicas na promoção da saúde e bem-estar em idade avançada
4.Construir materiais de reflexão, num enquadramento de reforma e lazer, e fundamentar as suas análises, a partir do modelo PERMA
5.Aprofundar as funções cognitivas e neurocognitivas em idade avançada
6.Conhecer programas de promoção da saúde e de envelhecimento positivo, de modo a delinear estratégias e atividades de estimulação
7.Refletir sobre os contextos onde se inserem pessoas idosas e deduzir implicações psicológicas
Programa
1. Contexto macro e micro social, longevidade e envelhecimento humano
- Envelhecimento demográfico e políticas
- Modelos (e.g., lifespan, SOC, Seletividade Emocional e Social), fatores e teorias explicativas do envelhecimento
- Tipos de envelhecimentos, contextos e relações intergeracionais
2. Envelhecimento positivo, saúde e bem-estar
- Psicologia Positiva, funcionamento humano optimal, saúde e bem-estar
- Modelo de Bem-estar Psicológico de Ryff
- Transições desenvolvimentistas e bem-estar
- Forças e variáveis psicológicas promotoras de bem-estar subjetivo e psicológico
- Espiritualidade, resiliência e saúde
3. Envelhecimento positivo, lazer e promoção da saúde
- Modelo PERMA, turismo sénior e lazer
4. Funções cognitivas e neurocognitivas
- Aprofundamento das funções cognitivas (e.g., inteligencias, memórias e atenção)
5. Promoção do envelhecimento positivo
- Atividades de estimulação: limites e ética
- Institucionalização, identidade com o lugar e personalização
- Programas de aprendizagem ao longo da vida
- Programas multidimensionais de envelhecimento positivo
Métodos de Ensino
Otimiza-se a metodologia interativa, com a meta de aprendizagem profunda e colaborativa, associada à análise e discussão. Sobre cada um dos tópicos do programa serão fornecidos os materiais e bibliografia específicos. Os mestrandos são incentivados a participar nas aulas, expondo as suas dúvidas e discutindo entre si (e com a docente), fazendo-se apelo às estratégias metacognitivas.
Avaliação - Propõe-se uma componente de avaliação individual (A) e outra em pequeno grupo (B). A componente A implica uma recensão crítica de um artigo escolhido de entre o elenco de artigos obrigatórios propostos (pond. 40%). A componente B implica um trabalho de investigação, num tema a selecionar de entre os propostos, com escrita, apresentação oral e discussão ou a conceção de um programa fundamentado para o desenvolvimento positivo e de promoção da saúde e do bem-estar, tendo por base um grupo de pessoas idosas, num contexto sociocomunitário, educativo ou institucional, com apresentação e discussão (55%). Valorizam-se as capacidades de iniciativa, inovação, argumentação ao longo da UC (5%).
Bibliografia
Barros de Oliveira, J. H. (2010). Psicologia do envelhecimento e do idoso (4ª ed.). Livpsic.
Côrte, B., Goldfarb, D. C., & Lopes, R. G. da C. (2009). Psicogerontologia. Juruá Editora.
Freitas, E. V. de, & Py, L. (Ed.) (2011), Tratado de geriatria e gerontologia (3ª ed.). Editora Guanabara Koogan Lda.
Medeiros (Coord.) (2016). (Re)Pensar as pessoas idosas no século XXI. Letras Lavadas
Medeiros, T., Ribeiro, C., Miúdo, B., & Fialho, A. (Coords.) (2014). Envelhecer e Conviver (2ª ed.). Letras Lavadas
Nelson, T. D. (2004). Ageism. Stereotyping and prejudice agaisnt older persons. Edited by Toddd D. Nelson, The MIT Press.
Peña-Casanova, J. (2007). Neurología de la conducta y neuropsicologia. Editorial Médica Panamericana
Snyder, C. R., & Lopez, S. J. (2009). Psicologia positiva. Uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Artmed.
Kutubaeva RZh (2019). Analysis of life satisfaction of the elderly population on the example of Sweden, Austria and Germany.
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %