Intervenção Psicológica Clínica e Neurociências

Código

02016530

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer os efeitos de alterações das estruturas e do funcionamento cerebral nos processos cognitivos, emocionais e comportamentais;
2. Desenvolver competências de diagnóstico de distúrbios neuropsicológicos;
3. Desenvolver conhecimentos acerca do acompanhamento e reabilitação neuropsicológica;
4. Aprender as bases do conhecimento em farmacologia. Dar a conhecer os principais papéis e tarefas de um psicólogo num contexto 1) no qual a medicação psiquiátrica é administrada frequente; 2) num laboratório de investigação médica;
5. Desenvolver competências nos estudantes para ler e entender artigos na área da farmacologia;
6. Fornecer as bases da intervenção na psicologia clínica usando conhecimentos da farmacologia. Concretamente, visa-se capacitar os estudantes para integrar conhecimentos de várias áreas do saber relacionados com o trabalho clínico em psicologia, com especial ênfase na psicofarmacologia.

Programa

I. Neuropsicologia: Funções, Avaliação e Reabilitação
1. O cérebro e sistema nervoso
2. Distúrbios percetivos e da perceção-ação: agnosia visual, auditiva, táctil, olfativa, gustativa, do movimento visual, da forma visual, prosopagnosia, ataxia, apraxias
3. Distúrbios da atenção: negligências, extinção;
4. Distúrbios mnésicos: amnésia anterógrada e retrógrada, amnésia induzida por substâncias e síndrome de Korsakov, amnésia global transitória, demência
5. Distúrbios da linguagem: dislexias, afasias, alexia, agrafia, disgrafia
6. Distúrbios da função executiva, dos processos inibitórios e do raciocínio
II. Psicofarmacologia
1. Testes comportamentais com roedores
2. Sistemas de Realidade virtual e realidade aumentada
3. Neurociência comportamental: testes Romberg, Rod e Frame, Evitamento, USDs, bissecção de linha
4. Doenças psiquiátricas e o cérebro: fármacos para ansiedade; fármacos com ação antidepressiva; fármacos com ação antipsicótica; uso combinado de fármacos e psicoterapia.

Métodos de Ensino

A disciplina é orientada para a aprendizagem de conceitos e práticas. As aulas teóricas são predominantemente expositivas, havendo lugar para momentos reflexivos. A sessões teórico-práticas são desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos e desenvolver as competências práticas. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, trabalhos de projeto e apresentações de grupo.

A avaliação valorizará a dimensão reflexiva dos processos de autoformação, para ela concorrendo, com carácter obrigatório:

1) O desempenho contínuo dos alunos nas tarefas desenvolvidas em cada aula;
2) a implementação de trabalhos de projeto, realizados em grupo;
3) o resultado de duas provas de frequência.

Bibliografia

Bear, M., Connors, B., & Paradiso, M. A. (2020). Neuroscience: Exploring the brain. Jones & Bartlett Learning, LLC.
Grawe, K. (2017). Neuropsychotherapy: How the neurosciences inform effective psychotherapy. Routledge.
Kandel, E. R. (2012). The age of insight: The quest to understand the unconscious in art, mind, and brain, from Vienna 1900 to the present.
Random House Incorporated.
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Loring, D. W., & Fischer, J. S. (2004). Neuropsychological assessment. Oxford University Press, USA.
Harvey, P. D. (2022). Clinical applications of neuropsychological assessment. Dialogues in clinical neuroscience.
Malloy-Diniz, L. F., Fuentes, D., Mattos, P., & Abreu, N. (2018). Avaliação Neuropsicológica-2. Artmed Editora.
Rego, A. C., Duarte, C. B., Oliveira, C. R. (Eds.) (2017). Neurociências. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas
Wilson, B. A., Winegardner, J., van Heugten, C. M., & Ownsworth, T. (Eds.). (2017). Neuropsychological rehabilitation: The international handbook.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %