Conceção e Avaliação de Programas de Intervenção
Código
02016541Créditos ECTS
6Objetivos
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
1- Dominar conceitos-chave e modelos teóricos da conceção e gestão de programas e projetos de intervenção;
2- Equacionar as condições de otimização da intervenção em Psicologia da Saúde mediante a realização de programas e projetos, problematizando os dilemas e desafios éticos e comunicacionais que estes propiciam;
3- Experimentar estratégias de identificação de problemas baseadas na investigação e construção de modelos teóricos de processo, bem como na análise pericial e /ou participativa de necessidades;
4- Conhecer e exercitar as etapas, processos e ferramentas de desenho, planeamento e avaliação de programas de intervenção em contextos de saúde;
5- Conhecer e analisar criticamente programas e projetos de intervenção psicossocial em saúde individual, grupal e comunitária.
Programa
1. O desenho de programas de intervenção psicossocial em Saúde
- Os programas na fundamentação e organização da intervenção
- Domínios, níveis e finalidades
- Funções e estatuto do psicólogo interventor
- Desafios éticos, comunicacionais e metodológicos da diversidade social
2. Identificação de problemas
- Fontes de informação e estratégias de identificação
- A sua redefinição
3. Conceção e planeamento
- Modelos teóricos de processo psicológico e seleção de métodos e estratégias de intervenção
- Modelo lógico de desenho e planeamento da mudança
- Mecanismos e tipologias de envolvimento dos implicados
4. Implementação, monitorização e regulação
- Gestão de recursos humanos: parcerias, relações, formação e fluxo de informação
- Fases da implementação e da comunicação de resultados
- Monitorização: indicadores, estratégias e retroalimentação
5. Avaliação
- Princípios e finalidades
- Questões epistemológicas e éticas
- Tipos de avaliação e implicados
- Indicadores, desenhos, estratégias e instrumentos
Métodos de Ensino
O trabalho pedagógico inclui estratégias de ensino, síncronas e assíncronas: (i) aulas expositivas para sistematizar uma matriz conceptual e metodológica da conceção e gestão de projetos, (ii) aulas de exposição dialogada focadas na análise de leituras, programas e casos para aproximar as aprendizagens das dinâmicas concretas dos contextos de saúde; (iii) atividades práticas que permitem ensaiar e monitorizar estratégias e atividades envolvidas na identificação de problemas e na conceção e gestão de programas de intervenção. Os alunos deverão, em trabalho autónomo, realizar leituras, fazer pesquisa bibliográfica e desenvolver as atividades previstas nos trabalhos solicitados.
A avaliação contempla um relatório da identificação de problemas e necessidades de uma comunidade (50%) e a apresentação individual do design, em grupo, de um programa/projeto de intervenção (50%).
Bibliografia
Amorim, I.R., Arroz, A.M., et al. (2016). Bugs and Society II: Testing two communication strategies for public engagement in the Azores. In P.Castro, U.Azeiteiro, P.Nicolau et al., (Eds.), Biodiversity and education for sustainable development, pp 125-153. Springer.
Bartholemew, L., Parcel, C., Kok, G., et al. (2016). Planning health promotion programs: Intervention mapping, 4th ed. John Wiley & Sons.
Flores, K. (2007). Youth participatory evaluation: Strategies for engaging young people. John Wiley & Sons Inc.
Knowlton, L., & Phillips, C. (2008). The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. Sage.
Posavac, E. (2016). Program evaluation: Methods and case studies. Routledge.
Wholey, S., Hatry, H., & Newcomer, K. (2010). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons Ltd.
Wynn, B., Nelson, M., & Dutta, A. (2006). Challenges of programs evaluation of health interventions in developing countries. RAND.
Método de Avaliação
- Apresentação individual do design, em grupo, de um programa/projeto de intervenção - 50 %
- Relatório de seminário ou visita de estudo - 50 %