Estratégias e Técnicas de Comunicação de Ciência

Código

04007833

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Reconhecer as particularidades da comunicação de ciência enquanto campo científico emergente e interdisciplinar; 
2. Compreender as problemáticas atuais e os desafios contemporâneos da comunicação de ciência: colaboração, participação e cidadania; crise e comunicação de ciência; desinformação e pós-verdade; 
3. Identificar e articular as diferentes fases de um programa de comunicação de ciência: desenho do problema; identificação e segmentação dos públicos; definição e implementação da estratégia e das táticas de comunicação; avaliação. 
4. Conhecer e saber elaborar objetos de comunicação de ciência para audiências não especializadas: página informativa; podcast; página em redes sociais; vídeo e produção multimédia. 

Programa

I. Introdução ao domínio da comunicação de ciência: enquadramento da área disciplinar da comunicação e interdisciplinaridade na comunicação de ciência;
II. Planeamento e implementação de um programa de comunicação de ciência: das audiências aos meios.

  1. O desenho do problema de comunicação de ciência.
  2. Públicos não científicos e segmentação: cidadãos, comunidade, investidores, entidades governativas, etc.
  3. Ações, meios e planeamento: Comunicação de ciência e eventos; Comunicação de ciência e meios de comunicação social; Comunicação de ciência na web, nas redes sociais e aplicações multimédia; Comunicação de ciência, realidade virtual e gaming.
  4. Avaliação de um programa de comunicação de ciência

III. Tendências, mudanças e desafios atuais na comunicação de ciência: ciência cidadã; crise (climática, pandémica, etc.); desinformação e credibilidade; storytelling e narrativas transmédia.

Métodos de Ensino

Não excluindo por completo sessões de índole mais expositiva, a unidade curricular contará sobretudo com aulas práticas, dividindo-se em a) sessões ou momentos em que se explicitam conhecimentos introdutórios e conceitos operatórios no âmbito da comunicação de ciência no mundo atual; b) sessões ou momentos de análise e discussão de casos práticos; c) sessões ou momentos em que se põem em prática, sob a supervisão das docentes, as diferentes técnicas de comunicação de ciência. 

A avaliação contemplará os seguintes objetos com a ponderação indicada:
1. Seleção, apresentação e apreciação crítica de um programa de comunicação de ciência implementado ao nível nacional nos últimos 5 anos (documento word, com o máximo de 8000 palavras e apresentação oral com o máximo de 10 minutos): 60%
2. Portfolio de exercícios práticos realizados em aula: 40%

Bibliografia

- Bowater, L. & Yeoman, K. (2012). Science Communication: A Practical Guide for Scientists. Willey-Blackwell.
- Bucchi M. (2013). Style in science communication. Public Understanding of Science Vol.22 Issue 8: 904-1024.
- Dahlstrom, M. F. (2014). Using narratives and storytelling to communicate science with nonexpert audiences. PNAS. vol. 111 | suppl. URL: www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1320645111
- Davies, S. R. & Horst, M. (2016). Science Communication: Culture, Identity and Citizenship. Palgrave Macmillan.
- Gradim, A.; Moura, C. & Ramalho, R. (org) (2020). Comunicar ciência num mundo em mudança. Editora LabCom IFP.
- Jamieson, K. H., Kahan, D. M. & Scheufele, D. (2017). The Oxford Handbook of the Science of Science Communication. Oxford University Press.
- Jensen, E. (2014). The problems with science communication evaluation. JCOM 13(01)(2014)C04.
- Weingart, P. & Guenther, L. (2016). Science communication and the issue of trust. JCOM 15(05)(2016)C01.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %