Ciência e Comunicação de Riscos

Código

04007856

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreendam a necessidade de uma efetiva comunicação de risco;
2. Identifiquem e caracterizem diferentes tipos de riscos;
3. Compreendam a importância da incerteza na perceção e modelação do risco;
4. Reconheçam a ligação entre as diferentes fases da gestão de catástrofes e de comunicação de riscos;
5. Avaliem a complexidade das relações entre os diferentes intervenientes na gestão de uma crise;
6. Definam uma adequada estratégia de comunicação de risco com base em critérios científicos.

Programa

1. Componentes do risco
1.1. Tipos de risco
1.2. Noção de multirrisco. Exemplos de efeitos em cascata
1.3. Perceção do risco
1.4. Incerteza na modelação e avaliação do risco
1.5. Estratégias para a mitigação do risco. Medidas de autoproteção

2. Comunicação de risco
2.1. Critérios científicos que suportam a comunicação de riscos
2.2. Objetivos
2.3. Princípios orientadores para uma comunicação efetiva do risco

3. Comunicação de risco durante diferentes fases de uma crise
3.1. Pré-crise
3.2. Fase inicial
3.3. Manutenção
3.4. Resolução
3.5. Avaliação
3.5. Diferentes interlocutores (cientistas, autoridades, público, media)

4. Planeamento estratégico da comunicação de riscos
4.1. Fases da comunicação de riscos
4.2. Comunicador
4.3. Público-alvo
4.4. Mensagens
4.5. Difusão da informação (canais de comunicação)
4.6. Recursos disponíveis
4.7. Avaliação da eficácia da comunicação. Mecanismos de feedback
4.8. Fatores que afetam a comunicação de riscos. Desafios atuais

5. Casos de estudo
5.1. COVID-19
5.2. Radão em ambientes interiores
5.3. Alterações climáticas
5.4. Desastre de Fukushima
5.5. Erupção vulcânica de La Palma

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular funcionará com aulas teórico-práticas em que, para além de sessões expositivas, os alunos terão oportunidade de analisar situações reais através de consulta de jornais, redes sociais, vídeos e outros recursos online. De forma a concretizar os conhecimentos adquiridos serão colocadas aos estudantes situações-problema que devem ser resolvidas através de reflexão crítica e, em alguns casos, com recurso a role-playing.

Bibliografia

- Balog-Way, D.; McComas, K.; Besley, J. (2020). The Evolving Field of Risk Communication. Risk Analysis, 40, S1.
- Fischhoff, B.; Bostrom, A.; Quadrel, M.J. (1993). Risk Perception and Communication. Annual Reviews Publications Health, 14: 183-203.
- Fischhoff, B.; Brewer, N.T.; Downs, J.S. (2011). Communicating risks and benefits:an evidence-based user’s guide. Silver Spring, MD: The Food and Drug Administration; 2011.
- Reynolds, B. (2002). Crisis and emergency risk communication. Atlanta, GA: enters for Disease Control and Prevention.

Método de Avaliação

  • Apresentação do trabalho - 30 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 70 %