Laboratório Interdisciplinar do Ambiente e das Alterações Climáticas
Código
04007867Créditos ECTS
3.75Objetivos
1. Compreender o papel dos processos sociais e individuais – cognitivos, emocionais e comportamentais – envolvidos na origem e nas soluções dos problemas ambientais;
2. Dominar conceitos-chave da comunicação de riscos ambientais, compreendendo a sua articulação com as mudanças sociais e individuais visadas e problematizando os dilemas e desafios éticos e metodológicos propiciados;
3. Conhecer as etapas, processos e estratégias de intervenção e avaliação de projetos de comunicação de problemáticas ambientais, exercitando o desenvolvimento de alguns dispositivos;
4. Equacionar as condições de otimização da comunicação científica de problemáticas ambientais, em função do estado da arte no domínio, das finalidades e caraterísticas dos públicos-alvo visados;
5. Conhecer e analisar criticamente programas e projetos de comunicação de problemáticas ambientais.
Programa
1. A construção social do risco e comportamentos orientados para a sustentabilidade ambiental
2. Compreensão e mudança do comportamento sustentável
2.1. Condicionantes psicossociais
2.2. Modelos cognitivos e psicossociais de mudança comportamental
3. Gestão social dos riscos ambientais e comunicação de ciência (CC): funções e mudanças de paradigma
3.1. Lidando com o risco de uma forma integrada
3.2. Respeitando a diversidade de perspetivas e agendas dos implicados
3.3. Adotando uma lógica comunicacional na gestão do risco
4. Comunicação de ciência
4.1. Princípios
4.2. Finalidades e envolvimento dos cidadãos na gestão de riscos: da persuasão ao empoderamento.
4.3. Estratégias de informação, consulta e participação pública.
4.4. Planeamento estratégico e avaliação de resultados e impactos da comunicação
4.5. Boas práticas, insucessos e desafios
Métodos de Ensino
O trabalho pedagógico inclui estratégias de ensino, síncronas e assíncronas: (i) aulas de exposição dialogada para sistematizar uma matriz conceptual e metodológica da CC de problemáticas ambientais, (ii) a dinamização de seminários focados na análise de programas e casos para aproximar as aprendizagens da realidade; (iii) atividades práticas que permitem ensaiar estratégias e atividades de CC. Os alunos deverão, em trabalho autónomo, realizar leituras e desenvolver as atividades de aprendizagem iniciadas nas aulas. São disponibilizados no moodle os trabalhos desenvolvidos nas aulas e outros materiais que propiciem a consolidação das aprendizagens. Fóruns para o debate de ideias e partilha de dúvidas constituem recursos complementares.
Bibliografia
- Amorim, IR et al (2016). Bugs and Society II: Testing two communication strategies for public engagement in the Azores. In P Castro et al., (Eds.), Biodiversity and education for sustainable development, 125-153. Springer
- Arroz, AM et al (2016). Bugs and Society I: Raising awareness about endemic biodiversity. In P.Castro et al., (Eds.), Biodiversity and education for sustainable development, 69-89. Springer
- Balog-Way, D, McComas, K & Besley, J (2020). The evolving field of Risk Communication. Risk Analysis, 40, 1, 20240 - Corner, A, Shaw, C, Clarke, J & Wang, S (2018). Communicating Environmental and Sustainability Science. Climate Outreach
- EEA (2016). Communication, environment and behaviour: A scoping study on the links between public communication, environment policy implementation and behavioural science. European Union
- Hendriks, F, Kienhues, D & Bromme, R (2016). Trust in science and the science of trust. In B Blöbaum (Ed), Trust and communication in a digitized world, 143-159. Springer
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %