Laboratório Interdisciplinar de Economia e Turismo
Código
04007878Créditos ECTS
3.75Objetivos
1. Adquirir conceitos básicos que permitam compreender alguma da linguagem utilizada em trabalhos de investigação nas áreas da Economia e do Turismo;
2. Adquirir conhecimentos relativos a processo de investigação que permitam analisar e extrair os resultados fundamentais de um trabalho de investigação executado no âmbito da Economia ou do Turismo;
3. Reconhecer as diversas formas de comunicação e divulgação dos resultados da investigação realizada nas áreas científicas abordadas na UC;
4. Ser capaz elaborar documentos e peças de comunicação destinadas a um público não especializado, a partir de trabalhos, artigos ou projetos científicos concluídos ou em execução.
Programa
1. Conceitos e noções básicas utilizadas nas áreas da Economia e do Turismo;
2. Metodologias de investigação em Economia e em Turismo;
3. Modelos teóricos e formulação de hipóteses;
4. Recolha e análise dos dados, discussão dos resultados, sumário e conclusões;
5. O processo de publicação e divulgação científica;
6. Análise de trabalhos científicos e elaboração de peças de comunicação para um público não especializado.
Métodos de Ensino
A lecionação é composta por aulas teórico-práticas. Cada ponto dos conteúdos programáticos inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos, com base num texto ou trabalho de investigação, distribuído a estes. Os alunos são previamente informados dos textos ou trabalhos que servem de suporte a cada uma das aulas e tópico(s). Após esta breve auscultação, o docente expõe então o texto ou trabalho, em coerência com o(s) objetivo(s) da aprendizagem e corrige, se tal for necessário, ou aperfeiçoa, as respostas iniciais dos alunos. Embora seguindo esta mesma metodologia, a exposição pode ser feita por convidados indicados pelo docente responsável. Os alunos são incentivados a colocar questões e a participar em todas as aulas.
Bibliografia
- Adams, J., Khan, H. T A., Raeside, R., & White, D. (2007 ). Research Methods for Graduate Business and Social Science Students. Thousand Oaks: Sage Publications Inc.
- Baxter, L. A. & Babbie, E. (2003). The basics of Communication Research. Boston: Wadsworth.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %