Ciência, Imagem e Cultura Visual
Código
04007889Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Reconhecer a dupla natureza da visibilidade científica: a imagem e os instrumentos óticos como parte do processo de observação científica, por um lado, e a imagem e as representações visuais como passíveis de veicular conhecimento científico para públicos não especializados, por outro;
2. Compreender a história da relação intrincada entre ciência, imagem e média, nomeadamente a partir da identificação de alguns casos paradigmáticos nos domínios das ciências naturais e das ciências humanas: raio X, cronofotografia, fotomicrografia, fotografia subaquática, mapas, imagens de satélite, documentário antropológico, jogo de vídeo científico;
3. Identificar espaços sociais e formas materiais de mediação científica como gabinetes de curiosidades, exposições universais, museus e plataformas virtuais;
4. Considerar as contradições do processo de comunicação científica através de imagens;
5. Conceber estratégias de comunicação visual de ciência para públicos não especializados no mundo atual.
Programa
1. Da palavra à imagem na comunicação de ciência. Ciência e Imagem: linhas de continuidade e de rutura entre a função de observação empírica e o papel de divulgação científica que a imagem assume no domínio alargado das ciências naturais e das ciências humanas.
2. História dos média visuais na divulgação científica: Desenho, Ilustração e Imprensa Ilustrada, Fotografia, Cinema, Televisão e Vídeo, Web e Realidade Virtual. Arqueologia dos espaços mediados na comunicação de ciência: dos gabinetes de curiosidades e exposições universais às plataformas digitais e realidade virtual.
3. Contradições da visibilidade científica ao longo da história da ciência e da história dos média: a imagem científica entre os polos da verdade racional e da falsificação supersticiosa, entre os instrumentos científicos e os brinquedos filosóficos, entre os profissionais e os amadores/cidadãos.
4. Tendências atuais na comunicação visual de ciência: ciência, tecnologia e arte; novos e velhos média.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada através de sessões de caráter expositivo e teórico com recurso à projeção de imagens (fotografias, filmes, vídeos, ilustrações...) e à apresentação de objetos dos mais diversos âmbitos científicos sempre que possível (aparelhos óticos, herbários, etc...). Serão igualmente realizadas visitas guiadas a espaços de mediação científica (exposições, coleções, centros de ciência) sempre que tal seja possível e se revele adequado. Especialistas dos diferentes temas serão convidados para participarem presencialmente ou virtualmente quando necessário e exequível. Será incentivada a discussão crítica e debate participativo com os estudantes sobre as diferentes temáticas.
Bibliografia
- Campo alfanumérico (1.000 carateres).
- Brewer, P. R. & Ley, B. L. (2022). Science in the Media: Popular Images and Public Perceptions. Routledge.
- Cantos, F. J. L. (2017). Cultura Visual Y Conocimiento Científico. Comunicación transmedia de la ciencia en la era Big Data. Editorial UOC.
- Cascais, A. F. (org.) Olhares sobre a cultura visual da medicina em Portugal. UnYLeYa.
- Costa, F. M. & Jardim, M. E. (org.) (2014). 100 anos de fotografia científica em Portugal. Edições 70.
- Davies, S. & Horst, M. (2016). Images, spaces and emotions. Non discursive aspects of science communication. In Science Communication: Culture, Identity and Citizenship (pp.159-186). Palgrave Macmillan.
- Gigante, M. Introducing Science through Images: Cases of Visual Popularization. The University of South Carolina Press.
- Pauwels, L. (2006). Visual Cultures of Science: Rethinking representacional practices in Knowledge Building and Science Communication. University Press of New England.
- Sicard, M. (1998). La fabrique du regard: images de science et appareils de vision (XVe-XXe siècle). Éditions Odile Jacob.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %