Metodologia do Ensino do Estudo do Meio
Código
02017687Créditos ECTS
9Objetivos
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Programa
Introdução:
A Unidade Curricular de Metodologia do Ensino do Estudo do Meio é uma disciplina obrigatória que integra o Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada. Trata-se de um Curso que constitui uma base fundamental para a profissionalização de Educadores/as de Infância e de Professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este facto merece, desde logo, o devido registo pelo que significa de acréscimo na preocupação em contribuir para formar alunos universitários que pretendem ingressar na carreira docente, devendo, por todas as razões, evidenciar, desde já, atitudes, conhecimentos, capacidades, competências e valores de quem vai ter a tremenda responsabilidade de educar, formar e ensinar crianças-alunos. Ser educador/a e professor/a é uma profissão que deve suscitar elevadas exigências, em todas as dimensões da profissão. Essa exigência deve ser uma constante na formação inicial, que requer elevados padrões de qualidade.
Esta Unidade Curricular de Metodologia do Ensino do Estudo do Meio constitui uma área de saber específico, ao mesmo tempo que se torna um campo de abrangência interdisciplinar e transdisciplinar de saberes, em conexão e interligação. É de primordial importância salientar, igualmente, que a Língua Portuguesa constitui um saber transversal ao Currículo, mas a mesma é, simultaneamente, uma condição, rigorosa, para a construção do(s) Conhecimento(s), neste caso em Metodologia do Ensino do Estudo do Meio. Deste modo, a Língua Portuguesa não é apenas um instrumento de trabalho, mas um elemento inerente à cientificidade de quem frequenta um Curso superior universitário, muito em especial um Curso que qualifica para a Docência.
Esta Unidade Curricular constitui, pois, um campo e um tempo curriculares próprios, de aprofundamento da complexidade dos conteúdos, dos temas e das problemáticas, mas numa lógica de integração de saberes, em dinâmicas e abrangências, que potenciem abordagens de literacias múltiplas para a compreensão do Meio Humano e Social, Ambiental, Natural e Meio Físico-Geográfico. Emerge, cada vez mais, uma literacia e cultura científicas, uma Educação em Ciência, - no seu sentido integral e amplo, das ciências humanas e ciências da natureza - não apenas como modo de interpretação e intervenção no mundo mas também como forma de e o experienciar e desenvolver práticas de atividade experimental, com metodologias e práticas metodológicas e didáticas adequadas, bem como uma investigação e problematização sobre o sentido do que se faz, daquilo que se diz, daquilo que se escreve. Por tudo isto, um aluno/a de mestrado/a tem de evidenciar capacidades e o domínio dos conhecimentos, num sentido problematológico.
No âmbito desta Unidade Curricular cada estudante deve ser capaz de lidar com as questões da Metodologia em vários níveis de utilização e de abordagem epistemológica, simultaneamente como aluno/a de mestrado e como futuro/a Educador/a e Professor/a, da Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
O presente programa deve servir para consciencializar os alunos para a necessidade de, ao longo da sua futura atividade profissional, continuarem a integrar os contributos da investigação educacional. O desenvolvimento dos Saberes, Conhecimentos e Competências essenciais do Estudo do Meio deve ter em conta a inter-relação com outras áreas disciplinares e não disciplinares. Neste sentido, é necessário mobilizar e utilizar saberes específicos das áreas que integram o Estudo do Meio e de outras áreas disciplinares como, por exemplo, Língua Portuguesa, Matemática e não disciplinares mas de formação transversal, da maior relevância, como a cidadania e formação cívica, tendo em vista potenciar uma cidadania pelo e através da informação, fundamentada e escrutinada, e do(s) conhecimento(s).
Tudo o que está escrito na Introdução da Unidade Curricular, bem como os objetivos, constituem referências rigorosamente transversais e parte integrante da totalidade desta Disciplina.
Objetivos/Competências:
- Analisar conceções de ensino, de aprendizagem e estratégias pedagógico-didáticas no contexto do Estudo do Meio, nas suas várias dimensões
- Problematizar situações relacionadas com o Estudo do Meio e a Relação entre o Homem e a Natureza
- Fundamentar modos de planificar, desenvolver atividades, e formas de avaliação, em ciências da natureza, em ciências humanas e a relação entre ambas
- Tomar decisões no âmbito da prática pedagógica, com base na investigação educacional, de modo reflexivo, crítico e fundamentado
- Estudar, de modo sistemático, e com maior aprofundamento, as Orientações Curriculares e as “Aprendizagens Essenciais”, aprovadas para o “Estudo do Meio” nos 1º, 2º 3º e 4º anos do Ensino Básico.
- Analisar conceções de ensino, de aprendizagem e estratégias pedagógico-didáticas e metodológicas no contexto do Estudo do Meio, nas suas diversas dimensões
- Problematizar o Estudo do Meio como área epistemológica, axiológica, antropológica e de (futura) docência
- Relacionar Estudo do Meio, Métodos/Metodologias, linguagens e linguagem na (re)construção do(s) conhecimento(s), saberes, atitudes e valores face às questões e desafios que se colocam à preservação da Natureza e do Ambiente, no Meio Social e Físico, nas suas múltiplas dimensões e sentido holístico
- Identificar situações, temas e problemas do Estudo do Meio na Atualidade, com incidências em práticas metodológicas, de planificação e didáticas escolares e não escolares
- Relacionar a problemática da Descoberta e (re)Construção do Saber como vias epistemológicas no Estudo do Meio Social e Físico
- Dilucidar os conceitos de disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e transversalidade dos conhecimentos, nas suas várias gradações, tendo em vista a integração curricular e dos saberes no Estudo do Meio, nas dinâmicas das “Aprendizagens Essenciais”.
- Evidenciar a capacidade de (re)construir conhecimentos integrados em Estudo do Meio
Conteúdos:
Componente do Meio Social
Módulo I
1- A Pessoa e o Meio Ambiente: Relação Humana e Ecossistema, nos Contextos da Vida
2- Metodologia do Estudo do Meio: linguagem, linguagens, (re)construção do Conhecimento do Mundo e do Humano
3- Experiência(s), Metáforas, Conceitos, Discursos Científicos, Práticas Metodológicas e de Ensino no Estudo do Meio Social, em sentido específico – configurador - e transversal
4- Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Ensino Básico, Estudo do Meio, Integração dos Saberes e Cidadania Democrática
5- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e “Aprendizagens Essenciais” do Estudo do Meio nos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Básico
6- Planificação, estratégias, metodologias e atividades promotoras da (re)construção dos conhecimentos
7- Referências e métodos para a lecionação do Meio Social: “Do local ao Global”
8- Recursos didáticos, planificações e dinâmicas curriculares
9- Estudo do Meio Social, Direitos Humanos, Cidadania, Cultura(s) e Desenvolvimento Integral
10- Didática, Metodologia e “Inter-poli-disciplinaridade”.
Componente Meio Físico
Módulo II
PLANIFICAÇÃO | CONTEÚDOS
1. Enquadramento e contextualização do estudo do meio físico e natural
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico;
Outros referenciais educativos
2. O conhecimento do meio físico e natural em contexto global
Abordagens a desafios ambientais para humanidade
Património natural e conservação da natureza
Alterações climáticas
Pegada ecológica
Desenvolvimento sustentável
3. Fontes de informação, recursos educativos e planificação de atividades
Módulo III
Componente Meio Físico
1.Introdução à Metodologia do Ensino do Estudo do Meio
1.1. Apresentação dos principais conteúdos biológicos e ambientais, do estudo do meio físico:
a) Diversidade Biológica (seres vivos e habitats). Espécies autóctones, endémicas, exóticas / invasoras
b) Causas e consequências da perda de biodiversidade
c) Poluição e educação ambiental
1.2. Métodos para a lecionação do Estudo do Meio Físico às novas gerações:
a) Recurso às novas tecnologias
b) Realização de atividades em sala da aula e no campo
Métodos de Ensino
Metodologia(s):
As aulas terão um caráter teórico, teórico- prático e prático.
Para além da exposição, - que, em si, também tem, pode ter, um caráter dinâmico - serão proporcionadas práticas de pesquisa, individual, em pares e/ou em grupos, de modo a suscitar e promover vários tipos de conhecimentos, atitudes, competências, capacidades e valores.
As metodologias conjugam os processos de ensino, aprendizagem e investigação/formação, tendo como referência atuante uma Pedagogia Universitária. Conjuga-se uma diversidade de métodos, atividades, metodológicas e didáticas, que privilegiam a autonomia e a consolidação de saberes e conhecimentos, numa perspetiva de problematização, a partir de atividades individuais, em pares e/ou em grupos, suscitando um ambiente formativo para uma discussão orientada, análise, crítica e questionamento de conhecimentos provenientes da investigação educacional, despertando modos fundamentados para a planificação e realização de atividades, análise e crítica de recursos didáticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio e a sua Didática.
Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares e aprendizagens essenciais vigentes, tendo como Referência, no aplicável, o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” ; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da Unidade Curricular; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de diversas atividades.
Bibliografia
Bibliografia:
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Observação: Em cada Módulo, o/a respetivo Docente dará as indicações bibliográficas que entender.
Método de Avaliação
Avaliação/Classificação:
Em articulação com a/s metodologia/s, serão valorizados no desempenho dos alunos/estudantes atitudes, saberes e conhecimentos, competências e capacidades de estudo, investigação, organização, relacionação e fundamentação dos conhecimentos, bem como um nível de problematização, qualidade e rigor da e na expressão oral e escrita na Língua Portuguesa.
O uso correto da língua portuguesa deve pressupor, igualmente, por parte de cada aluno/a, um nível de discursividade adequado ao saber próprio dos conteúdos da unidade curricular como área epistemológica e de futura docência.
A Avaliação/Classificação nesta Unidade Curricular é feita com base em três trabalhos de pares e/ou de grupos, a definir por cada um dos Professores/a, com as seguintes ponderações:
Estudo do Meio Social: 50% (25%: componente de Teste escrito, individual e presencial, e 25% trabalho de grupo, [escrita (50%) e apresentação (50%)]
Estudo do Meio Físico I: 25 %
Estudo do Meio Físico II: 25%
Só na classificação final, individual, resultante da soma das classificações das três Unidades (Meio Social (Módulo I) Meio Físico (Módulo II; Meio Físico (Módulo III) é que a nota é arredondada à Unidade de um número inteiro.
