Iniciação à Prática Profissional em Creche

Código

01062655

Créditos ECTS

3

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1. Identificar as linhas orientadoras de uma abordagem pedagógica com bebés e crianças até aos 3 anos;
2. Conhecer diferentes contextos de atendimento a crianças de 0 a 3 anos;
3. Conhecer o enquadramento legal que regula os diferentes contextos de atendimento a crianças de 0 a 3 anos;
4. Caraterizar a organização do ambiente educativo da Creche;
5. Analisar o papel dos adultos facilitadores de relações crianças/adultos em contextos de creche;
6. Observar, em contexto de creche, o ambiente pedagógico (espaços, tempos, projeto pedagógico; interações) e o grupo de crianças, identificando necessidades e interesses;
7. Intervir em contexto de creche, partindo da problematização de situações observadas - suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias unidades curriculares.
8. Analisar criticamente o processo e os resultados da intervenção pedagógica em contexto de creche.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. A criança dos 0 aos 3 anos: o seu desenvolvimento e aprendizagem;
2. Contextos de atendimento a crianças de 0 a 3 anos:
2.1. Tipos de contextos de atendimento;
2.2. Enquadramento legal regulador dos contextos de atendimento a crianças dos 0 aos 3 anos;
2.3. Opções metodológicas de intervenção em educação de infância;
3. A intervenção pedagógica em contexto de Creche:
3.1. princípios orientadores da intervenção pedagógica;
3.2. o papel do educador de infância e dos cuidadores na creche;
3.3. a relação família/creche: fatores determinantes; estratégias de comunicação;
3.4. a adaptação do bebé e da família à creche; estratégias facilitadoras;
3.5. a organização do ambiente educativo na creche (organização do espaço, do tempo, atividades e materiais);
3.6. recursos pedagógicos para crianças de 0 a 3 anos;
3.7. prática educativa em creche - intencionalidade educativa (observar, planificar, agir e avaliar).

Métodos de Ensino

A unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional em Contexto de Creche, atendendo à sua natureza, remete-nos para dois tipos distintos, mas complementares, de trabalho a desenvolver ao longo do semestre. Um de caráter teórico-prático, que decorre em sessões de trabalho na universidade, que procura sistematizar os aspetos relativos aos conteúdos a abordar, através de discussões alargadas, análise e discussão de textos considerados relevantes do ponto de vista científico-pedagógico e acompanhamento da conceção, implementação e avaliação do trabalho a desenvolver em contexto de creche. O conteúdo teórico, destas sessões, é disponibilizado na plataforma Moodle. Outro de caráter eminentemente prático, que remete para a intervenção pedagógica em contexto de creche, implicando a observação do contexto e a conceção e implementação de um projeto de intervenção, devidamente acompanhado pelo docente da unidade curricular.

Bibliografia

Barros, S.A. (2017). Perspetivas Pedagógicas para a Educação em Creche: princípios convergentes e implicações para a prática. Cadernos de Educação de Infância, 112, 104-112.

Barros, S.A. & Monteiro, T. (2017). Pedagogias Explícitas em Creche: relato de uma investigação-ação em contexto português. Revista Humanidades e Inovação, 4(1), 66-77.

Barros, S.A. (2014). Avaliação da qualidade em creche: O bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais. Nuances estudos sobre Educação, 25(3), 100-115.

Carvalho, C.M. & Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche: CRECHEndo com qualidade. Porto Editora.

Dantas, M.A. da S.F. (2011). Cidade, Município e Educação: dinâmicas culturais e educativas no Município de Ponte de Lia na perspectiva de Cidade Educadora. Universidade do Minho.

Estrela, M. (2023). A Creche, serviço de educação e de cuidados promotor do desenvolvimento das crianças, do seu efeito em questões de igualdade, de inclusão social e de equidade. Educação e Desenvolvimento Comunitária, 192-200.

Hohman, M. & Posto, J. (2004). Educação de bebés em infantários e primeiras aprendizagens. Fundação Calouste Gulbenkian.

Lino, D., Santos, L., Folque, M.A., Bettencourt, M., Fochi, P. & Barros Araújo, S. (2018). Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto Editora

Marques, A. (Coord.); Azevedo, A.; Marques, L.; Folque, M.A. & Araújo, S.B. (2024). Orientações Pedagógicas para a Creche. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).

Oliveira-Formosinho, J. & Formosinho, J. (Org.) (2001). Associação Criança: Um contexto de formação em contexto. Livraria Minho.

Portugal, G. (1998). Crianças, famílias e creches. Porto Editora.

Portugal, G. (1998). Qualidade da creche e organização do espaço físico, materiais e equipamentos. Cadernos de Educação de Infância, 48.

Post, J. & Hohmann, M. (2003). Educação de Bebés em Infantários – Cuidados e primeiras aprendizagens. Fundação Calouste Gulbenkian.

Tomás, C.; Almeida, T. & Lino, D. (2024). Entrelaçamentos sobre a educação em creche. APEI.

Método de Avaliação

    A produção resultante deste trabalho materializar-se-á nos seguintes elementos de avaliação:

    1. Um documento de caracterização e análise do contexto de intervenção observado, numa perspetiva investigativa (Anexo I) - 50%.
    2. As planificações e respetivas implementações (Anexo II) - 25%.
    3. Uma reflexão sobre as intervenções realizadas (Anexo III) - 25%.