Doutoramento em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico-Institucional

Código DGES

PA34

Duração

3 Anos

Créditos ECTS

180


Apresentação

O objetivo principal deste 3° ciclo de estudos é responder à necessidade de completar os ciclos académicos de licenciatura e de mestrado que, dentro do espaço Europeu de Ensino Superior, estão a ser implementados nas quatro Universidades: Las Palmas, La Laguna, Madeira e Açores. Visa-se cimentar uma estreita aliança entre estas instituições, que constituem uma plataforma de investigação em Estudos Atlânticos, relevando a sua especialização no estudo das ilhas, que partilham o conceito de ultraperiferia. Pretende-se igualmente elevar o grau de qualidade e de excelência da investigação em Humanidades e Ciências Sociais e Jurídicas, contribuindo para a cimentação de uma consciência crítica, agregando diferentes linhas de investigação e academias, como reforço da interdisciplinaridade, da troca de saberes e experiências e do estudo do meio insular, do Atlântico e da sua aliança com a plataforma tricontinental, com destaque para os estudos transatlânticos e da Macaronésia.

Objetivos

Dos estudantes deste 3° ciclo de estudos espera-se: a) Capacidade de conceção e concretização de um projeto de natureza científica; b) Domínio de diversificadas tipologias de fontes e capacidade de as explorar e aplicar em múltiplos setores; c) Aptidão para atualização de conhecimentos através de bibliografia especializada; d) Aplicação das novas tecnologias nos processos de pesquisa e de divulgação do saber acumulado, em prol de uma comunicação científica eficaz junto de vários tipos de público; e) Domínio de metodologias de análise crítica, promotoras de inovações cognitivas. f) Espírito de iniciativa que garanta a aptidão a responder, de forma pró-ativa, a novos problemas; g) Maturidade científica para integrar equipas e grupos de trabalho de âmbito internacional; h) Maleabilidade para analisar problemas específicos apresentados em estudos de caso e em investigações de caráter geral, definindo estratégias de abordagem diferenciada e adequadas a cada problema.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao doutoramento: a) Os titulares do grau de mestre em História, Geografia, História da Arte, Arquitetura, Ciências Sociais, Direito, Línguas, Estudos Literários, Cultura e Economia, ou equivalente legal; b) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, especialmente relevante, que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Saídas Profissionais

Investigação científica numa das áreas de especialização do curso; Docência em instituições do Ensino Superior nacionais ou internacionais; Exercício de funções especializadas em empresas ou instituições privadas ou públicas, de âmbito regional, nacional ou internacional; Exercício de funções especializadas na Administração Pública local, regional e nacional.

Regime de Estudo

Tempo integral ou parcial. Não existe parte curricular. Só seminários formativos e de investigação (presenciais e à distância)

Diretor de Curso

Susana Paula Franco Serpa Silva
susana.pf.silva@uac.pt

Coordenador de Mobilidade

Acreditações
  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • PERA/2122/1500189
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Cr 103/2016 de 12-07-2016
Documentos

Plano de Estudos

Doutoramento em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico-Institucional - Especialidade Património Cultural

Código Nome Ano Semestre
03100023 Tese em Património Cultural 1º Ano Plurianual

Doutoramento em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico-Institucional - Especialidade de Dinâmicas Históricas e Sociais

Código Nome Ano Semestre
03100012 Tese em Dinâmicas Históricas e Sociais 1º Ano Plurianual

Doutoramento em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico-Institucional - Especialidade do Quadro Jurídico-Institucional

Código Nome Ano Semestre
03100034 Tese em Quadro Jurídico Institucional 1º Ano Plurianual