Mestrado em Ensino de Informática
Código DGES
M112
Duração
2 Anos
Créditos ECTS
120
Apresentação
1.Contribuir para a qualidade e ética profissional docente, baseadas no rigor científico e na reflexão crítica. 2.Capacitar para a compreensão da realidade educativa e a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas. 3.Promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino. 4.Apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos, com base no conhecimento do seu desenvolvimento e do seu contexto social. 5.Enquadrar o ensino da Informática nas políticas educativas atuais, tendo em conta referências internacionais. 6.Estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Informática em sociedades contemporâneas e multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania. 7.Promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.
Objetivos
1. Consolidar o domínio de conceitos essenciais para o desenvolvimento da informática educativa em contexto educativo. 2. Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional. 3. Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos. 4. Compreender a importância do ensino da Informática em sociedades contemporâneas e multiculturais. 5. Aperfeiçoar capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam. 6. Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: a) Licenciados em Informática (com 120 ECTS em Informática, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) ou equivalente legal; b) outros candidatos que reúnam os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência (candidatos com 75% dos créditos em Informática, que os poderão concluir durante o curso de Mestrado, ficando condicionada a essa conclusão a inscrição nas Didáticas e Iniciação à Prática Profissional (IPP), de acordo com o artigo 18º, pontos 5 e 6 do mesmo decreto); c) ter um bom domínio oral e escrito da língua portuguesa, aferido mediante uma entrevista e prova escrita de natureza eliminatória (classificação mínima de 9,5 valores em cada uma).
Saídas Profissionais
Docente de Informática no grupo de recrutamento 550.
Regime de Estudo
Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno.
Diretor de Curso
Ana Isabel da Silva Santos
ana.is.santos@uac.pt
Coordenador de Mobilidade
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- NCE/21/2100203
- Direcção Geral de Ensino Superior
- R/A-Cr 225/2022