Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Código DGES

MD91

Duração

2 Anos

Créditos ECTS

120


Apresentação

O Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário visa proporcionar formação geral e habilitação profissional para a docência do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário na área de Português e Inglês, procurando contribuir para a afirmação da qualidade e da ética profissional docente, baseadas no rigor científico e na reflexão crítica; capacitar para a compreensão da realidade educativa e para a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas; promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino; apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos, com base no conhecimento do seu desenvolvimento e do seu contexto social; enquadrar o ensino de Português e Inglês nas políticas educativas atuais, tendo em conta as tendências internacionais; estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades contemporâneas e multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania; e promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.

Objetivos

1) Aperfeiçoar a capacidade de expressão oral e escrita em Português e Inglês.
2) Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento da língua, mobilizando-os em situações diversas.
3) Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional.
4) Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos.
5) Compreender a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades multiculturais.
6) Aperfeiçoar capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam.
7) Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos os interessados que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: a) Sejam licenciados em Estudos Portugueses e Ingleses ou equivalente legal, reunindo os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência – 80 a 100 ECTS em Português; 60 a 80 ECTS em Inglês –, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, admitindo-se ainda candidatos com 75% dos referidos créditos, que poderão ser concluídos durante o curso de Mestrado, ficando condicionada a essa conclusão a inscrição nas Didáticas Específicas e na Iniciação à Prática Profissional (IPP), de acordo com os números 5 e 6 do artigo 18.º do mesmo Decreto; b) Sejam detentores de um bom domínio da língua portuguesa, aferido mediante aprovação numa prova escrita e numa prova oral eliminatórias.

Saídas Profissionais

Docente de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Regime de Estudo

Regime presencial em tempo integral, regime diurno.

Diretor de Curso

Francisco José Rodrigues Sousa
francisco.jr.sousa@uac.pt

Coordenador de Mobilidade

Helena Margarida Mateus Silva Montenegro
helena.mm.montenegro@uac.pt

Acreditações
  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • NCE/21/2100186
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Cr 236/2022
Documentos

Plano de Estudos

Código Nome Ano Semestre
02015503 Didática do Inglês I 1º Ano 1º Semestre
02015490 Didática do Português I 1º Ano 1º Semestre
02015484 Literatura e Literacia Crítica 1º Ano 1º Semestre
02015405 Seminário de Investigação Educacional 1º Ano 1º Semestre
02015514 Teoria e Organização Curricular 1º Ano 1º Semestre
02015520 Conceção de Recursos Educativos em Línguas 1º Ano 2º Semestre
02015531 Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos 1º Ano 2º Semestre
02015558 Didática do Inglês II 1º Ano 2º Semestre
02015542 Didática do Português II 1º Ano 2º Semestre
02015569 Inglês e Culturas Anglófonas 1º Ano 2º Semestre
02015575 Estágio em Ensino das Línguas I 2º Ano 1º Semestre
02015586 Formação de Leitores 2º Ano 1º Semestre
02015597 Tipologia e Variedade Textual 2º Ano 1º Semestre
02015621 Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente 2º Ano 2º Semestre
02015604 Estágio em Ensino das Línguas II 2º Ano 2º Semestre
02015610 Relatório de Estágio 2º Ano 2º Semestre