Mestrado em Filosofia para Crianças

Código DGES

M881

Duração

2 Anos

Créditos ECTS

120


Apresentação

Aprofundar o estudo da Filosofia para Crianças enquanto área filosófica. Fomentar a compreensão do programa de Filosofia para Crianças (FpC), desde a sua génese até aos diversos modelos atuais. Explorar os pressupostos filosóficos e a estrutura de uma “comunidade de investigação filosófica”. Promover o papel do educador nas comunidades de investigação filosófica enquanto facilitador que modela o rigor do discurso filosófico e introduz os utensílios conceptuais necessários à atividade dialógica do grupo. Estabelecer uma articulação entre a FpC e as áreas da Literatura para a Infância e das Expressões Artísticas, enquanto potenciais estímulos para a construção de diálogo filosófico em comunidade de investigação. Compreender a FpC como proposta filosófico-educativa para um modelo de cidadania comprometida e responsável, com impacto na formação integral do ser humano. Promover o desenvolvimento de investigação académica autónoma e original no domínio filosófico da Filosofia para Crianças.

Objetivos

Compreender os pressupostos subjacentes às diferentes abordagens à Filosofia para Crianças. Reconhecer o papel da Filosofia para Crianças no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. Identificar a relevância do exercício do pensamento multidimensional (crítico, criativo e valorativo), subjacente ao trabalho filosófico com crianças. Adquirir ferramentas metodológicas e de reflexão filosófica para uma formação específica em Filosofia para Crianças. Desenvolver competências específicas de facilitação de um diálogo filosófico rigoroso com crianças. Mobilizar aprendizagens de modo colaborativo com recurso a tecnologias síncronas e assíncronas, integrando já os conhecimentos adquiridos na prática profissional, mediante um modelo de ensino presencial e à distância. Desenvolver uma investigação académica autónoma e original em Filosofia para Crianças.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao mestrado: a) Titulares do grau de licenciado ou habilitações legalmente equivalentes, nas áreas de filosofia e cultura portuguesa, filosofia, educação básica, educação de infância, psicologia, assim como em áreas afins aos domínios de educação e intervenção social com crianças e jovens; b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

Não obstante não assumir uma natureza profissionalizante, o curso de Mestrado visa dotar profissionais já formados com as ferramentas filosófico-educativas necessárias para a promoção de uma atitude ativa nos processos de formação de crianças e jovens. Neste contexto, dirige-se a um vasto conjunto de profissionais, permitindo uma abordagem alternativa aos tradicionais processos de ensino-aprendizagem e promovendo um acompanhamento efetivo da prática do pensamento filosófico com grupos de crianças.

Regime de Estudo

Frequência em regime b-Learning, em horário pós-laboral.

Diretor de Curso

Magda Eugénia Pinheiro Brandão Costa Carvalho Teixeira
magda.ep.teixeira@uac.pt

Coordenador de Mobilidade

Acreditações
  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • ACEF/2122/1500246
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Cr 3/2016 de 25-02-2016
Documentos

Plano de Estudos

Código Nome Ano Semestre
0201432 Expressões Artísticas e Literatura para a Infância 1º Ano 1º Semestre
0201476 Filosofia para Crianças: Génese e Desenvolvimento 1º Ano 1º Semestre
0201453 Oficina de Filosofia para Crianças I 1º Ano 1º Semestre
0201473 Temas Fundamentais da Filosofia 1º Ano 1º Semestre
0201484 Filosofia para Crianças: Atualidade e Prospetiva 1º Ano 2º Semestre
0201486 Oficina de Filosofia para Crianças II 1º Ano 2º Semestre
0201474 Textos Filosóficos 1º Ano 2º Semestre
0201471 Valor e Sentido da Filosofia 1º Ano 2º Semestre
0201441 Seminário I 2º Ano 1º Semestre
0201489 Dissertação 2º Ano 2º Semestre
0201435 Seminário II 2º Ano 2º Semestre