Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Código DGES
MD91
Duração
2 Anos
Créditos ECTS
120
Apresentação
O Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário visa proporcionar formação geral e habilitação profissional para a docência do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário na área de Português e Inglês, procurando contribuir para a afirmação da qualidade e da ética profissional docente, baseadas no rigor científico e na reflexão crítica; capacitar para a compreensão da realidade educativa e para a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas; promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino; apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos, com base no conhecimento do seu desenvolvimento e do seu contexto social; enquadrar o ensino de Português e Inglês nas políticas educativas atuais, tendo em conta as tendências internacionais; estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades contemporâneas e multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania; e promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.
Objetivos
1) Aperfeiçoar a capacidade de expressão oral e escrita em Português e Inglês.
2) Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento da língua, mobilizando-os em situações diversas.
3) Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional.
4) Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos.
5) Compreender a importância do ensino de Português e Inglês em sociedades multiculturais.
6) Aperfeiçoar capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam.
7) Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos os interessados que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: a) Sejam licenciados em Estudos Portugueses e Ingleses ou equivalente legal, reunindo os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência – 80 a 100 ECTS em Português; 60 a 80 ECTS em Inglês –, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, admitindo-se ainda candidatos com 75% dos referidos créditos, que poderão ser concluídos durante o curso de Mestrado, ficando condicionada a essa conclusão a inscrição nas Didáticas Específicas e na Iniciação à Prática Profissional (IPP), de acordo com os números 5 e 6 do artigo 18.º do mesmo Decreto; b) Sejam detentores de um bom domínio da língua portuguesa, aferido mediante aprovação numa prova escrita e numa prova oral eliminatórias.
Saídas Profissionais
Docente de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Regime de Estudo
Regime presencial em tempo integral, regime diurno.
Diretor de Curso
Francisco José Rodrigues Sousa
francisco.jr.sousa@uac.pt
Coordenador de Mobilidade
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- NCE/21/2100186
- Direcção Geral de Ensino Superior
- R/A-Cr 236/2022
Documentos
Plano de Estudos
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
02015503 | Didática do Inglês I | 1º Ano | 1º Semestre |
02015490 | Didática do Português I | 1º Ano | 1º Semestre |
02015484 | Literatura e Literacia Crítica | 1º Ano | 1º Semestre |
02015405 | Seminário de Investigação Educacional | 1º Ano | 1º Semestre |
02015514 | Teoria e Organização Curricular | 1º Ano | 1º Semestre |
02015520 | Conceção de Recursos Educativos em Línguas | 1º Ano | 2º Semestre |
02015531 | Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos | 1º Ano | 2º Semestre |
02015558 | Didática do Inglês II | 1º Ano | 2º Semestre |
02015542 | Didática do Português II | 1º Ano | 2º Semestre |
02015569 | Inglês e Culturas Anglófonas | 1º Ano | 2º Semestre |
02015575 | Estágio em Ensino das Línguas I | 2º Ano | 1º Semestre |
02015586 | Formação de Leitores | 2º Ano | 1º Semestre |
02015597 | Tipologia e Variedade Textual | 2º Ano | 1º Semestre |
02015621 | Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente | 2º Ano | 2º Semestre |
02015604 | Estágio em Ensino das Línguas II | 2º Ano | 2º Semestre |
02015610 | Relatório de Estágio | 2º Ano | 2º Semestre |