Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Código DGES
6915
Duração
2 Anos
Créditos ECTS
120
Apresentação
Proporcionar o aprofundamento de conhecimentos científicos e pedagógicos específicos e transversais, tendo em vista uma atuação educativa consciente, empreendedora e situada do ponto de vista social, científico, cultural e deontológico. Formar profissionais capazes de observar, analisar, avaliar e decidir, de forma crítica e cientificamente fundamentada a sua prática educativa, tendo em vista a melhoria de processos de aprendizagem e resultados educativos. Preparar os profissionais para a conceção, organização e avaliação de experiências de aprendizagem integradas, significativas e diferenciadoras, numa lógica inclusiva. Capacitar para a investigação educacional, em geral, e, de modo específico, para a resposta a necessidades dos contextos, visando a qualidade educativa. Apoiar a construção de projetos de formação e desenvolvimento profissional assentes na atualização permanente, na reflexão continuada e na cooperação comprometida com outros agentes educativos.
Objetivos
Organizar experiências educativas que integrem conhecimentos de diferentes áreas, ajustando-se às especificidades intra, interindividuais e multiculturais dos contextos, numa perspetiva inclusiva. Gerir a progressão das aprendizagens, promovendo a participação, a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de identificação e resolução de problemas, bem como de organização, autorregulação e comunicação das aprendizagens. Perspetivar a escola e a comunidade enquanto espaços de democracia, respeito pelas minorias, educação para a saúde e para o ambiente, num quadro de valores e saberes culturais, científicos e tecnológicos. Assumir uma atitude crítica e investigativa, com base em referentes teóricos e experiências pedagógicas em diferentes contextos educativos. Construir um projeto pessoal de formação, assente na reflexão, na investigação e na partilha de saberes e experiências, pautando a sua concretização por princípios deontológicos.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos os que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: a) Sejam titulares de licenciatura em Educação Básica, ou equivalente legal, que possua os requisitos de créditos mínimos de formação, em conformidade com as disposições legais em vigor; b) Sejam detentores de um bom domínio da língua portuguesa, aferido mediante aprovação numa prova escrita eliminatória e numa prova oral eliminatórias.
Saídas Profissionais
Docente em Educação Pré-Escolar, no ensino público e privado; Docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ensino público e privado.
Regime de Estudo
Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno.
Diretor de Curso
Josélia Mafalda Ribeiro Fonseca
joselia.mr.fonseca@uac.pt
Coordenador de Mobilidade
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- PERA/1920/1300271
- Direcção Geral de Ensino Superior
- R/A-Cr 116/2014 de 29-08-2014
Documentos
Plano de Estudos
Disciplinas Opcionais
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
02015427 | Diferenciação e Integração Curricular | 1º Ano | 1º Semestre |
02015438 | Educação Deontológica e Docência | 1º Ano | 1º Semestre |
02015449 | Educação Transdisciplinar e Formação Cívica | 1º Ano | 2º Semestre |
02015451 | Projeto e Intervenção Educacional | 1º Ano | 2º Semestre |