Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas
Código DGES
9652
Duração
3 Anos
Créditos ECTS
180
Apresentação
A Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas é uma formação pluridisciplinar na área da comunicação, com ênfase no domínio das relações públicas. Propondo uma formação sólida no campo disciplinar das ciências da comunicação, este ciclo de estudos promove conhecimentos teóricos gerais e introduz competências práticas na área da comunicação empresarial e dos seus diversos subdomínios: assessoria de imprensa, comunicação digital e gestão de redes sociais, organização de eventos e protocolo, publicidade, comunicação visual e produção multimédia. Num mundo global, em permanente transformação e com múltiplos desafios económicos, sociais, tecnológicos, éticos e ambientais, a Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas vai ao encontro da necessidade de uma comunicação integrada nas empresas e instituições, propondo uma aproximação abrangente à área científica da comunicação, ao mesmo tempo que dá ênfase às estratégias de mediação entre as organizações e os seus diversos stakeholders.
Objetivos
Proporcionar um conhecimento abrangente da área disciplinar das ciências da comunicação através de uma introdução teórica aos estudos dos média, das relações socioculturais e das práticas de comunicação no mundo contemporâneo; Formar estudantes na área da comunicação estratégica, seja no âmbito da sua prática profissional, seja no contexto do seu estudo científico; Responder às necessidades do mercado profissional e dialogar com a comunidade, formando indivíduos capazes de mobilizar conhecimentos e competências na área da comunicação para responder às problemáticas sociais, culturais, tecnológicas, económicas e ambientais que afetam uma organização e os seus diferentes públicos num dado contexto; Promover uma visão integrada da comunicação empresarial, abrangendo diferentes áreas como o marketing, as relações públicas e a publicidade e visando conceitos e operações relativos a diferentes eixos da comunicação estratégica: gestão de redes sociais; assessoria de imprensa; organização de eventos e protocolo; conceção gráfica e multimédia. Fomentar o diálogo entre o ensino e a investigação na área das ciências da comunicação, promovendo a colaboração entre estudantes, docentes e investigadores, no âmbito de projetos de investigação e de futuros estudos pós-graduados; Reforçar a rede de parceiros do ciclo de estudos, a nível local, nacional e internacional, incentivando a participação em programas de mobilidade e, de modo mais geral, incrementando o diálogo com instituições de ensino e de investigação, associações, organizações, empresas e profissionais na área das ciências da comunicação; Adaptar e reconsiderar os diferentes conteúdos do plano curricular face aos desafios tecnológicos atuais, às questões sociais e práticas culturais emergentes, com consequências diretas no domínio da comunicação estratégica.
Condições de Acesso e Ingresso
Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet. Pré-Requisito exigido para acesso: Grupo B - Comunicação interpessoal
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas habilita a exercer funções de comunicação, relações públicas, publicidade e marketing em agências de comunicação, empresas privadas e instituições públicas. Outras saídas profissionais são a assessoria de imprensa, a gestão e produção de conteúdos, a organização de eventos, a assessoria protocolar, e a consultoria de comunicação.
Regime de Estudo
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.
Diretor de Curso
Catarina Sofia Lourenço Rodrigues
catarina.sl.rodrigues@uac.pt
Coordenador de Mobilidade
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- ACEF/1112/0104997
- Direcção Geral de Ensino Superior
- R/A-Ef 2842/2011/AL03
Documentos
Plano de Estudos
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
0103133 | Introdução à Gestão | 1º Ano | 1º Semestre |
0103064 | Língua Portuguesa I | 1º Ano | 1º Semestre |
0103059 | Pragmática da Comunicação | 1º Ano | 1º Semestre |
0103135 | Teorias da Comunicação | 1º Ano | 1º Semestre |
0103151 | Língua Portuguesa II | 1º Ano | 2º Semestre |
01061381 | Multimédia | 1º Ano | 2º Semestre |
01061370 | Métodos e Técnicas e Investigação Social | 1º Ano | 2º Semestre |
0103016 | Teoria das Relações Públicas | 1º Ano | 2º Semestre |
01061407 | Atelier de Relações Públicas I | 2º Ano | 1º Semestre |
0103176 | História dos Média | 2º Ano | 1º Semestre |
01061392 | Marketing Estratégico | 2º Ano | 1º Semestre |
0102012 | Sociologia da Cultura | 2º Ano | 1º Semestre |
01061418 | Atelier de Relações Públicas II | 2º Ano | 2º Semestre |
0103156 | História do Século XX | 2º Ano | 2º Semestre |
01061429 | Marketing Operacional | 2º Ano | 2º Semestre |
0101998 | Sociologia da Comunicação | 2º Ano | 2º Semestre |
0103044 | Estudos Culturais | 3º Ano | 1º Semestre |
01061446 | Média, Jornalismo e Assessoria | 3º Ano | 1º Semestre |
01061435 | Publicidade | 3º Ano | 1º Semestre |
0102010 | Sociologia dos Media e da Informação | 3º Ano | 1º Semestre |
0103007 | Ética e Deontologia da Comunicação | 3º Ano | 1º Semestre |
01061471 | Atelier de Relações Públicas III | 3º Ano | 2º Semestre |
01061454 | Comunicação, Imagem e Visualidades | 3º Ano | 2º Semestre |
01061460 | Cultura Digital e Novos Média | 3º Ano | 2º Semestre |
01061028 | Marketing Digital e E-Business | 3º Ano | 2º Semestre |
0102066 | Recursos Humanos | 3º Ano | 2º Semestre |
Disciplinas Opcionais
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
0103097 | Francês I | 1º Ano | 1º Semestre |
0102004 | Inglês I | 1º Ano | 1º Semestre |
0103041 | Francês II | 1º Ano | 2º Semestre |
0103134 | Inglês II | 1º Ano | 2º Semestre |
0103036 | Francês III | 2º Ano | 1º Semestre |
0103130 | Inglês III | 2º Ano | 1º Semestre |
0103009 | Francês IV | 2º Ano | 2º Semestre |
0103026 | Inglês IV | 2º Ano | 2º Semestre |