Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas

Código DGES

9652

Duração

3 Anos

Créditos ECTS

180


Apresentação

A Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas é uma formação pluridisciplinar na área da comunicação, com ênfase no domínio das relações públicas. Propondo uma formação sólida no campo disciplinar das ciências da comunicação, este ciclo de estudos promove conhecimentos teóricos gerais e introduz competências práticas na área da comunicação empresarial e dos seus diversos subdomínios: assessoria de imprensa, comunicação digital e gestão de redes sociais, organização de eventos e protocolo, publicidade, comunicação visual e produção multimédia. Num mundo global, em permanente transformação e com múltiplos desafios económicos, sociais, tecnológicos, éticos e ambientais, a Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas vai ao encontro da necessidade de uma comunicação integrada nas empresas e instituições, propondo uma aproximação abrangente à área científica da comunicação, ao mesmo tempo que dá ênfase às estratégias de mediação entre as organizações e os seus diversos stakeholders.

Objetivos

Proporcionar um conhecimento abrangente da área disciplinar das ciências da comunicação através de uma introdução teórica aos estudos dos média, das relações socioculturais e das práticas de comunicação no mundo contemporâneo; Formar estudantes na área da comunicação estratégica, seja no âmbito da sua prática profissional, seja no contexto do seu estudo científico; Responder às necessidades do mercado profissional e dialogar com a comunidade, formando indivíduos capazes de mobilizar conhecimentos e competências na área da comunicação para responder às problemáticas sociais, culturais, tecnológicas, económicas e ambientais que afetam uma organização e os seus diferentes públicos num dado contexto; Promover uma visão integrada da comunicação empresarial, abrangendo diferentes áreas como o marketing, as relações públicas e a publicidade e visando conceitos e operações relativos a diferentes eixos da comunicação estratégica: gestão de redes sociais; assessoria de imprensa; organização de eventos e protocolo; conceção gráfica e multimédia. Fomentar o diálogo entre o ensino e a investigação na área das ciências da comunicação, promovendo a colaboração entre estudantes, docentes e investigadores, no âmbito de projetos de investigação e de futuros estudos pós-graduados; Reforçar a rede de parceiros do ciclo de estudos, a nível local, nacional e internacional, incentivando a participação em programas de mobilidade e, de modo mais geral, incrementando o diálogo com instituições de ensino e de investigação, associações, organizações, empresas e profissionais na área das ciências da comunicação; Adaptar e reconsiderar os diferentes conteúdos do plano curricular face aos desafios tecnológicos atuais, às questões sociais e práticas culturais emergentes, com consequências diretas no domínio da comunicação estratégica.

Condições de Acesso e Ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet. Pré-Requisito exigido para acesso: Grupo B - Comunicação interpessoal

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas habilita a exercer funções de comunicação, relações públicas, publicidade e marketing em agências de comunicação, empresas privadas e instituições públicas. Outras saídas profissionais são a assessoria de imprensa, a gestão e produção de conteúdos, a organização de eventos, a assessoria protocolar, e a consultoria de comunicação.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.

Diretor de Curso

Catarina Sofia Lourenço Rodrigues
catarina.sl.rodrigues@uac.pt

Coordenador de Mobilidade

Helena Margarida Mateus Silva Montenegro
helena.mm.montenegro@uac.pt

Acreditações
  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • ACEF/1112/0104997
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2842/2011/AL03
Documentos

Plano de Estudos

Código Nome Ano Semestre
0103133 Introdução à Gestão 1º Ano 1º Semestre
0103064 Língua Portuguesa I 1º Ano 1º Semestre
0103059 Pragmática da Comunicação 1º Ano 1º Semestre
0103135 Teorias da Comunicação 1º Ano 1º Semestre
0103151 Língua Portuguesa II 1º Ano 2º Semestre
01061381 Multimédia 1º Ano 2º Semestre
01061370 Métodos e Técnicas e Investigação Social 1º Ano 2º Semestre
0103016 Teoria das Relações Públicas 1º Ano 2º Semestre
01061407 Atelier de Relações Públicas I 2º Ano 1º Semestre
0103176 História dos Média 2º Ano 1º Semestre
01061392 Marketing Estratégico 2º Ano 1º Semestre
0102012 Sociologia da Cultura 2º Ano 1º Semestre
01061418 Atelier de Relações Públicas II 2º Ano 2º Semestre
0103156 História do Século XX 2º Ano 2º Semestre
01061429 Marketing Operacional 2º Ano 2º Semestre
0101998 Sociologia da Comunicação 2º Ano 2º Semestre
0103044 Estudos Culturais 3º Ano 1º Semestre
01061446 Média, Jornalismo e Assessoria 3º Ano 1º Semestre
01061435 Publicidade 3º Ano 1º Semestre
0102010 Sociologia dos Media e da Informação 3º Ano 1º Semestre
0103007 Ética e Deontologia da Comunicação 3º Ano 1º Semestre
01061471 Atelier de Relações Públicas III 3º Ano 2º Semestre
01061454 Comunicação, Imagem e Visualidades 3º Ano 2º Semestre
01061460 Cultura Digital e Novos Média 3º Ano 2º Semestre
01061028 Marketing Digital e E-Business 3º Ano 2º Semestre
0102066 Recursos Humanos 3º Ano 2º Semestre

Disciplinas Opcionais

Código Nome Ano Semestre
0103097 Francês I 1º Ano 1º Semestre
0102004 Inglês I 1º Ano 1º Semestre
0103041 Francês II 1º Ano 2º Semestre
0103134 Inglês II 1º Ano 2º Semestre
0103036 Francês III 2º Ano 1º Semestre
0103130 Inglês III 2º Ano 1º Semestre
0103009 Francês IV 2º Ano 2º Semestre
0103026 Inglês IV 2º Ano 2º Semestre