Licenciatura em Psicologia
Código DGES
9219
Duração
3 Anos
Créditos ECTS
180
Apresentação
O primeiro ciclo de estudos em Psicologia visa proporcionar aos estudantes um conjunto vasto de experiências em diferentes domínios de formação, designados no plano de estudos de ‘áreas científicas’. A formação incide sobre processos psicológicos elementares, integração de processos psicológicos, modelos e contextos de intervenção, laboratórios e prática orientada. Visa, também, a aquisição de conhecimentos a partir de outras áreas disciplinares como a genética, a fisiologia do sistema nervoso, a antropologia ou a sociologia, bem como a aquisição de conhecimentos e competências básicas de investigação científica. O curso tem, ainda, como objetivo o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas sobre as problemáticas mais relevantes implicadas nas diferentes atividades de formação. Finalmente, a formação visa a mobilização dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do processo de formação tendo em vista o desenvolvimento profissional e a inserção no mercado de trabalho.
Objetivos
Os objetivos globais do 1.º ciclo de estudos em Psicologia visam: a aquisição de conhecimentos e competências nos vários domínios da Psicologia e em áreas disciplinares afins; o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas sobre as problemáticas mais relevantes implicadas nas diferentes atividades de formação; e a mobilização dos conhecimentos e competências adquiridos, tendo em vista o desenvolvimento profissional ao serviço do bem-estar da pessoa, com respeito pela sua dignidade e direitos, de modo competente, íntegro e responsável. São operacionalizados em quatro tipos de resultados esperados da aprendizagem: objetivos e competências transversais; do domínio da psicologia; da metodologia científica; e do exercício da profissão de psicólogo.
Condições de Acesso e Ingresso
Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.
Saídas Profissionais
Recursos humanos; Gestão; Marketing e comunicação; Saúde e segurança; Acesso ao Mestrado em Psicologia para obtenção da carteira profissional e reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Regime de Estudo
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.
Diretor de Curso
Célia Maria Oliveira Barreto Coimbra Carvalho
celia.mo.carvalho@uac.pt
Coordenador de Mobilidade
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- ACEF/1819/0104292
- Direcção Geral de Ensino Superior
- R/A-Ef 3526/2011 de 18-03-2011